Mundo

A ira da Itália contra a União Europeia

A “horrível Europa” foi manchete nesta sexta-feira (27) do jornal La Repubblica, resumindo a ira e consternação da Itália contra a União Europeia (UE) diante da ausência de uma resposta comum para conter o impacto econômico causado pela pandemia de coronavírus.

Os líderes da União Europeia (UE) se deram na quinta-feira duas semanas para buscar uma resposta comum, depois que o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, ameaçou não apoiar a declaração final, considerando as ações comuns da UE insuficientes.

Conte pediu durante a videoconferência “instrumentos financeiros inovadores, que sejam realmente adequados para fazer frente a uma guerra que devemos liderar juntos”.

A Itália, cuja dívida é a segunda maior da zona do euro depois da Grécia, exige da UE uma maior solidariedade financeira enquanto os países do norte, especialmente a Alemanha, se opõem a mutualizar a dívida entre países para enfrentar o impacto negativo do COVID-19.

Os meios de comunicação italianos, em geral a favor da UE, analisam a ideia de “um acordo mínimo” e criticam a falta de união entre os países, diante do que todo o mundo coincide em considerar a pior crise desde a Segunda Guerra Mundial.

A Itália permanece sendo o país com o maior número de vítimas pela pandemia, com mais de 8.200 mortes.

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios