Notícias

A vida de luxo do Doleiro dos Doleiros

Desde os anos 90, uma cobertura de Dario Messer na Avenida Delfim Moreira, no Leblon, o metro quadrado mais caro do Rio de Janeiro e do Brasil, foi palco de festas que misturavam os mundos do samba, do futebol e da política. A última reunião, que foi ao ar livre, ocorreu no ano passado, e teve início na Operação Câmbio, Desligo, que ordenou a sua prisão. The doleiro abriu o terceiro andar do apartamento para uma despedida de solteiro do filho Dan, de 27 anos. A festa para 80 convidados foi marcada por champanhe Veuve Clicquot e charutos Gurkha Black Dragon, itens costumeiros em seus rega-bofes para uma elite carioca.

Esteve tudo acertado para o pastor também ganhar uma megafesta de casamento, mas a Lava Jato apareceu no meio do caminho da criança Messer. Agora, o imóvel de três andares está bloqueado pelo juiz Marcelo Bretas por fazer parte de uma investigação sobre a lavagem de dinheiro. Foragido desde maio de 2018, Messer foi prefixado na tarde desta quarta-feira (31) no bairro dos Jardins, em São Paulo.

O tríptico do dolero no Leblon (segundo construído à esquerda) foi palco de festas regadas a champanhe e charutos.  Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo
O tríptico do dolero no Leblon (segundo construído à esquerda) foi palco de festas regadas a champanhe e charutos. Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo

O doleiro está no radar da Polícia Federal desde os anos 80, quando começou um papel como um operador de personalidades ao mesmo tempo que o ex-presidente do Salgueiro Waldemir Garcia, o Miro. Em 2005, Messer também foi citado na CPI dos Bingos por supostamente auxiliar na PT de lavagem de recursos de campanha. Em 2018, a Operação Câmbio, foi criada como uma rede de operações de dados responsáveis ​​por movimentar quantias bilionárias ilegalmente. Muitos doleiros foram presos, mas Messer, ocuparam o número da categoria, escapou. Investigadores o sinal como o cérebro de um esquema de lavagem de mais de US $ 1,6 bilhões nos últimos anos.

A força-tarefa da Lava Jato vinha fazendo toda a lista de contatos do seu armazenamento armazenada na nuvem de sua conta no iCloud. Por meio dela, os primeiros buscarètre pistas de seu paradeiro. Eram cerca de 570 números de telefones, distribuídos em 19 páginas virtuais, que permitem a localização de relações profissionais e de amizade do doleiro. É claro que não há nada de irregular na agenda telefônica eletrônica de um foragido, mas é um bom indicativo da pluralidade de sua teia de relacionamentos: Que ele despontava no Cruzeiro aos 15 anos e com quem viajava para a Rússia, Israel e África do Sul. Há também o ex-presidente paraguaio Horacio Cartes, parceiro de negócios de longa data, e seus familiares. A lista contempla ainda do Pastor Everaldo,

Messer por várias vezes, com o seu potencial de homem-bomba. Há três anos, as conversas com os interlocutores, o dolear deixou seu recado: era um menino de piranha de políticos e estava à vontade com a vontade de “colocar uma boca sem trombone”.

A lista de bens de Messer inclui quatro imóveis, dois imóveis residenciais e dois comerciais nos bairros de Ipanema e Leblon. Sua coleção de arte inclui as pinturas da autoria de Di Cavalcanti. Nenhum material avistado pela Policia Federal durante uma operação de 2018, há um desenho com uma dedicatória de Di Cavalcanti ao polonês Mordko Messer, já falecido, pai de Dario e apontado como o primeiro doleiro a atuar no Brasil.

O quadro de Cavalcanti foi preparado com doleiros vai à leilão.  Foto: Reprodução
O quadro de Cavalcanti foi preparado com doleiros vai à leilão. Foto: Reprodução

A entrada de Dario nos negócios, euros, etc., foi feita nos anos 90 e se deu graças a seu pai. No mesmo período, Horácio Cartes era foragido da Justiça por evasão de divisas. Ele foi acolhido no Rio por Mordko Messer. Nascia assim uma parceria de longo prazo em operações de câmbio. Cartes foi fundamental na interface entre Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, em que a corria o fluxo de recursos que não devem ficar no Brasil ou seguir para os Estados Unidos. Na época, uma casa de câmbio e um banco foram denominados Amambay SA uniam como atuações das famílias. Além disso, no mercado de câmbio, os cartões tornaram-se um milionário da área de tabaco e controle até o tempo de futebol. Entrou em política em 2008, pelo Colorado, e depois para a Presidência da República.

Enquanto isso, você pode entrar em contato com o país vizinho – Cartas já estão comprando uma vez que seu irmão de alma está comprando. Um dado de bens feito pelo governo paraguaio mostrou que o Messer construiu um patrimônio de quase US $ 100 milhões. Como as autoridades locais já estão confeccionadas em sete unidades rurais, um bairro do Paraná Country Club, próximo a Assunção. Em um deles, a Messer construiu uma estrada própria para o acesso ao Rio Paraná. Em sua fazenda preferida, chamada Diana, ele cuidou de cerca de 8 mil cabeças de gado e quase 9 mil hectares de plantação.

Doleiros e amigos do passado que Dario Messer não foi deslumbrado com a sua vida (e, justamente por isso, atraía a tantos). “Não existia arrogância, não existia o que ele tinha financeiramente. Ele era simples e educado, não se sentia superior a ninguém ”, disse um frequentador da cobertura da Avenida Delfim Moreira.

Via
Época
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios