Esportes

Artes marciais emagrecem?

Quem não gosta de academia encontra na luta uma melhora para o organismo

Muitas pessoas procuram diferentes tipos de atividades físicas por um benefício comum entre as práticas: o emagrecimento. Embora o exercício físico encontrado na academia ainda seja o de maior adesão entre os brasileiros, para quem não gosta do clima das academias convencionais e prefere algo mais desafiador, as lutas são sempre boas opções.

Além de favorecer disciplina, postura, aumento de força, resistência, equilíbrio e queima de calorias, será que judô, kickboxing, jiu jitsu e outras artes marciais também ajudam a emagrecer?

A resposta é “depende”. Assim como as atividades físicas feitas na rua (corrida, caminhada) ou no ambiente da academia, seja treino aeróbico ou muscular, as lutas também ajudam a emagrecer, mas tudo está ligado ao seu objetivo.

Se, em sua avaliação física, você destacou que o seu objetivo é o emagrecimento, todos os treinos preparados para o seu perfil serão direcionados a esta meta. Na luta, no entanto, não é bem assim que funciona. Lutar bem e melhorar o condicionamento físico (funcionamento muscular e metabólico) são os grandes benefícios das artes marciais.

Dessa forma, entende-se que o emagrecimento não é um benefício intrínseco à atividade, mas, sim, um plus, afinal, existem modalidades para atletas mais ou menos pesados.

Ações integradas garantem melhores resultados

Obviamente, a frequência de treinos nas lutas como judô, boxe, karatê, kung fu, muay thai, jiu jitsu, MMA, kickboxing e outros promove maior movimentação do corpo, queima de gordura e melhora no metabolismo.

Mas, além do esforço físico na prática de artes marciais, a alimentação equilibrada, rica em proteínas, frutas, vitaminas e nutrientes, é o que, de fato, contribui para o emagrecimento de forma saudável e natural. E, nesse ponto, ter um acompanhamento nutricional será muito importante para obter resultados verdadeiramente satisfatórios.

Vale lembrar, claro, que a queima de calorias varia muito de acordo com o tipo de exercício realizado, a modalidade de arte marcial praticada e as características individuais de cada organismo, contudo, quando todas essas ações estão integradas, a perda de peso é apenas uma questão de tempo.

 

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios