Notícias

Barragem do Descoberto atinge nível máximo de água

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informou hoje (31) que a Barragem do Descoberto atingiu sua cota máxima chegando a 1.030 metros de água, com capacidade máxima no mês de janeiro.

De acordo com a Caesb, a represa que abastece 60% da população do Distrito Federal transbordou nesta sexta-feira. Em 2019, a barragem chegou a transbordar nos dias 10 de fevereiro e 15 de junho.

Em novembro a cota da Barragem do Descoberto estava em 1.027,70 metros com 64,5%. A companhia explica que a represa passará pelo período de seca de forma tranquila, e alerta a população lembrando o uso racional da água.” Isso significa que teremos água para passar pelo período de seca de forma tranquila, lembrando que o uso racional da água é essencial em qualquer situação”.

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) informou que a intensidade das chuvas do início deste ano contribuiu para recuperação do reservatório, após um período de precipitação abaixo da média. O volume total de água do Reservatório do Descoberto é 103 milhões de metros. Apesar da disponibilidade, a Adasa recomenda a manutenção das boas práticas de consumo racional da água.

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Naiane Araújo, a previsão nos próximos dias para o Distrito Federal e toda região Centro-Oeste do país deve ser de bastante calor, nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Distrito Federal, em Goiás e no Mato Grosso. Trovoadas isoladas ocorrerão no oeste e sul do Mato Grosso do Sul e nas demais áreas do estado, parcialmente nublado. “O sol deve predominar neste fim de semana com leves pancadas de chuvas em áreas isoladas “.

Norte

Segundo a meteorologista, a região Norte deve continuar com pancadas de chuvas. O tempo deve ficar encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em grande parte da região, com possibilidade de chuvas isoladas em Tocantins e em Roraima, ficará nublado a parcialmente nublado.

Nordeste

Na Região Nordeste o tempo deve permanecer nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuvas isoladas no Piauí, Ceará, no Oeste e central do Rio Grande do Norte, no Sertão, Cariri e Seridó da Paraíba. Com chuva isolada nos sertões de Pernambuco, leste e Agreste de Sergipe, no sul, Recôncavo e nordeste da Bahia com máxima 37 graus na cidade baiana. Demais áreas, parcialmente nublado com possibilidade de chuva informou.

Sul

A Região Sul do país deve ter o tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Paraná, leste e norte de Santa Catarina, leste, nordeste e norte do Rio Grande do Sul. Demais áreas, nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada nos próximos dias.

Sudeste

Segundo previsões do Inmet, a Região Sudeste poderá ter dia nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em São Paulo e no Triângulo Mineiro, oeste e sul e sudoeste de Minas Gerais. Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo, principalmente no sudeste e nordeste do estado.

“No Sul do Espírito Santo pode chover forte durante o fim de semana, e chuvas fortes ocorrerrão no Rio de Janeiro e em São Paulo”, explicou Naiane Araújo.

*Estagiária sob supervisão de Valéria Aguiar.

Edição: Valéria Aguiar
Fonte: EBC

 

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios