Política

Bolsonaro estima que taxa básica de juro pode cair para 4,5% até o final do ano

Durante live transmitida em redes socias, presidente destaca queda da Selic e inflação baixa no país

SÃO PAULO — O presidente Jair Bolsonaro estimou nesta quinta-feira, durante live transmitida pelas redes sociais, que a taxa básica de juros , atualmente em 5,5% ao ano , pode cair para 4,5% até o final do ano. Bolsonaro ainda destacou que a inflação deve ficar abaixo da meta fixada para este ano.

— Devemos terminar o ano com uma inflação abaixo da meta. Estamos com 5,5% de taxa Selic. Existe a chance de terminarmos o ano com 4,5% — disse o presidente.

Menor patamar desde 2015: Ritmo de crescimento do crédito para famílias avança

O centro da meta de inflação para este ano é de 4,25%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual, de 2,75% a 5,75%.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros, em sua reunião em setembro, de 6% para 5,5% ao ano. O corte de 0,5 ponto percentual veio em linha com a expectativa do mercado. O atual patamar da Selic é o menor da série histórica do BC.

Na ata da reunião de setembro , os dirigentes do BC sinalizaram que, diante de um cenário de inflação comportada, o Copom pode promover novos cortes na taxa básica de juros da economia.

A projeção do mercado é que 2019 se encerre com a Selic a 5% ao ano, mas há apostas num patamar ainda menor, em torno de 4,75%.

Crédito imobiliário

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, que também participou da transmissão feita pelo presidente Bolsonaro, disse que as reduções da Selic permitiram que o banco público reduzisse a taxa de juros do crédito imobiliário de 11% para 7,5%.

Guimarães prometeu ainda que para cada redução da Selic, haverá uma redução no custo do crédito imobiliário.

Durante a live, o presidente da Caixa ainda informou a Bolsonaro que entre os clientes do banco a adesão aos saques de até R$ 500 das contas do FGTS, no mês passado, foi de 99,12%. Guimarães também afirmou que 30% dos pagamentos são destinados a pessoas que possuem até R$ 100 e que nesses casos a operação do saque ocorre em casas lotéricas.

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios