DestaquePolítica

Bolsonaro promete discurso ‘conciliatório’ e ‘defesa da soberania’ na ONU

Presidente viaja para Nova York na semana que vem

O presidente Jair Bolsonaro prometeu fazer um discurso “conciliatório”, diferente e “em defesa da soberania” brasileira na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em entrevista veiculada pela TV Record na noite desta segunda-feira.

O presidente, que teve alta e deixou o hospital Vila Nova Star, em São Paulo nesta tarde, onde foi submetido no dia seguinte à cirurgia para correção de uma hérnia incisional, afirmou que encontra-se em condição de saúde propícia para a viagem para Nova York, marcada para o dia 23. A fala deve acontecer no dia seguinte.

— Eu falei há um tempo atrás que iria de qualquer maneira, nem que fosse de cadeira de rodas — afirmou. — Isso será possível. Já comecei a rascunhar o discurso, um discurso diferente dos que me antecederam. É conciliatório sim, mas [irá] reafirmar a questão da nossa soberania e do potencial que o Brasil tem para o mundo, coisa que poucos ou quase nenhum presidente teve uma postura dessas natureza na ONU.

Bolsonaro elogiou o presidente americano, Donald Trump, por “conter” o presidente da França, Emmanuel Macron, quando este tentou pressionar o G7 a aplicar sanções contra o Brasil em função das queimadas na Amazônia.

— Trump foi a pessoa decisiva para conter o senhor Macron num canto, que estava fazendo uma campanha contra o Brasil em cima de um fake news, mentira. Aquelas queimadas infelizmente acontecem, mas não pela proporção divulgada pela imprensa europeia — disse Bolsonaro.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), agosto deste ano foi o pior mês para a Amazônia desde 2010. O número de queimadas na região triplicou em relação a agosto do ano passado, passando de 10.421 em 2018 para 30.901 em 2019. O recorde anterior, há nove anos, foi de 45.018 focos de incêndio na parte brasileira do bioma.

Perguntado sobre quando a indicação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, à embaixada brasileira em Washington será formalizada, o presidente disse que “não pode falar em data” e que “já sabia que a indicação poderia dar muita polêmica”.

O presidente disse que Eduardo, que nunca trabalhou como diplomata, “tem competência e tem qualidade” para o posto de embaixador, e que a indicação não se dá por ele ser seu filho. Ao especificar as qualidades do filho, referiu-se à suposta proximidade com Trump.

— Se não for meu filho, será filho de alguém. Uma pessoa que tem liberdade com a família do presidente Doanld Trump, tanto que há uma semana ele foi aos Estados Unidos e foi recebido pleo presidente Donalt Trump. Ninguém nunca conhseguiu isso. E o problema que nós tínhamos está resolvido — afirmou, em referência às queimadas.

Ao menos três encontros bilaterais que estavam previstos para ocorrer durante a Assembleia Geral foram cancelados . As reuniões com o Brasil haviam sido solicitadas por Peru, Ucrânia e África do Sul, segundo informaram ao GLOBO integrantes do Palácio do Planalto e do Itamaraty.

Os encontros ainda não estavam confirmados com os três chefes de Estados, mas foram suspensos após recomendação médica para que Bolsonaro encurtasse a agenda em Nova York.

O governo também decidiu adiar em um dia a viagem para Nova York. Anteriormente, o planejamento previa que a viagem fosse feita no dia 22

Via
O GLOBO
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios