CidadesDestaque

Bolsonaro sanciona mudanças que fortalecem Maria da Penha

De acordo com a norma, o agressor será imediatamente afastado do lar, domicílio ou local de convivência com a pessoa ofendida

BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira, 14, mudanças na Lei Maria da Penha que facilitam a aplicação de medidas protetivas de urgência a mulheres ou a seus dependentes, em casos de violência doméstica ou familiar. A lei sancionada possibilita maior agilidade na tomada de decisão por autoridades da Justiça e da Polícia.

De acordo com a norma, verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física da vítima, o agressor será imediatamente afastado do lar, domicílio ou local de convivência com a pessoa ofendida. A medida de afastamento caberá à autoridade judicial; ao delegado de polícia, quando o município não for sede de comarca; ou ao policial, quando o município não for sede de comarca e não houver delegado disponível no momento da denúncia.

Além do afastamento imediato, a lei determina que, nos casos de risco à integridade física da ofendida ou à efetividade da medida protetiva de urgência, não será concedida liberdade provisória ao preso.

Outra mudança prevê que, quando as medidas forem determinadas por delegado ou policial, o juiz precisa ser comunicado no prazo máximo de 24 horas e ele decidirá, em igual prazo, sobre a manutenção ou a revogação da medida aplicada, devendo dar ciência ao Ministério Público concomitantemente. Antes, a autoridade policial tinha um prazo de 48 para remeter ao juiz os dados da ocorrência de agressão e, só depois disso, o juiz decidiria quais medidas de proteção seriam aplicadas.

O novo texto estabelece ainda que o juiz competente providenciará o registro da medida protetiva de urgência em banco de dados mantido e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça, garantido o acesso do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos órgãos de segurança pública e de assistência social, “com vistas à fiscalização e à efetividade das medidas protetivas”.

Via
Estadão
Tags

2 pensamentos “Bolsonaro sanciona mudanças que fortalecem Maria da Penha”

  1. Woah! I’m seriously lovingenjoyingdigging typically the template/theme of your sitewebsiteblog.

    It’s basic, nevertheless helpful. At times it’s rather
    hardvery difficultchallengingtoughdifficulthard to build which often “perfect
    balance” approximately amazing usabilityuser friendlinessusability not to mention vision appearancevisual appealappearance.
    I must say of which you’veyou haveyou’ve completed some awesomeamazingvery goodsuperbfantasticexcellentgreat occupation utilizing this type of.
    For additionAdditionallyAlso, your blog masses veryextremelysuper fastquick
    in my circumstances with SafariInternet explorerChromeOperaFirefox.

    SuperbExceptionalOutstandingExcellent Weblog!

  2. bookmarked!!, I really like your blog! Greetings!
    Very useful advice within this post! It’s the little changes that will make the biggest changes.
    Thanks a lot for sharing! I will right away clutch your rss feed as I can’t in finding your email
    subscription hyperlink or newsletter service.
    Do you have any? Please permit me understand in order that I may subscribe.
    Thanks. http://www.cspan.net/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios