Política

Bolsonaro sobre Pisa: ‘Não pode esperar que Brasil vai para frente com nota tão ruim’

Exame do ensino fundamental mostrou que o Brasil está estagnado há uma década entre os piores níveis de aprendizado avaliados

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quinta-feira, que o Brasil não pode ir para frente com os resultados apresentados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes ( Pisa ), que mede o desempenho dos estudantes do ensino fundamental.

Veja também: Pobreza na Argentina chega a 40,8%, diz estudo

Em transmissão ao vivo na internet, ele observou que os dados de 2018 não se referem ao seu governo e afirmou que não “se muda a educação de uma hora para outra.”

A gente não pode esperar que um Brasil, um país, vai pra frente com uma nota tão ruim no ensino fundamental . É horrível. Estamos trabalhando para mudar, mas não se muda a educação de uma hora para outra — disse o presidente, que pela primeira vez comentou os resultados.

O Brasil está estagnado há uma década entre os piores níveis de aprendizado avaliados pelo Pisa. De acordo com o resultado do teste de 2018, divulgado nesta terça-feira, 43% dos participantes brasileiros não aprenderam o mínimo necessário nas três áreas do conhecimento testadas: Leitura, Matemática e Ciências. Neste mesmo quesito, a média dos países que formam a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE ) é de apenas 13%.

A média brasileira ficou em 413 no quesito Leitura (57º do mundo), 384 em Matemática (70º) e 404 em Ciências (64º). As notas são levemente mais altas do que o último resultado, de 2015, mas insuficientes para serem consideradas um avanço, segundo o relatório da OCDE. Bolsonaro fez questão de dizer que os dados não se referem a sua gestão.

Veja também: Justiça manda Flamengo pagar pensão às famílias de vítimas de incêndio no Ninho do Urubu

O Brasil continua com os números lá embaixo. A última prova foi feita no início do ano passado. Não tem nada a ver com nosso governo, nada. Zero. E as notas foram péssimas. O Brasil continua realmente muito mal na América do Sul. É um dos piores países da América do Sul e, obviamente, perante o mundo todo lá atrás — observou.

Bolsonaro fez a live desta quinta-feira de dentro de um carro, a caminho do estádio do Maracanã , onde vai assistirá ao jogo entre Flamengo e Avaí. O presidente desembarcou no Rio após passar o dia em Bento Gonçalves, na reuniões da Cúpula o Mercosul.

Via
O GLOBO
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios