Economia

Bovespa renova máxima e supera 110 mil pontos, com exterior e dados internos positivos

No dia anterior, o principal índice da bolsa fechou praticamente estável, a 108.956 pontos.

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, sobe nesta quarta-feira (4), renovando máxima histórica durante o pregão. A valorização tem como pano de fundo um cenário positivo no exterior, com alta de commodities e também nos mercados de ações. Internamente, o noticiário doméstico também impulsionava compras na B3, com investidores repercutindo a divulgação de dados positivos da produção da indústria.

Às 15h56, o Ibovespa subia 1,08%, a 110.145 pontos. Veja mais cotações. Na máxima do dia, chegou a 110.279 pontos.

No dia anterior, o índice fechou praticamente estável, em alta de 0,03%, a 108.956 pontos.

Dados sobre a economia brasileira

Investidores avaliam a divulgação dos últimos dados sobre a economia, em busca de sinais de recuperação. Essas expectativas estão entre os fatores que levaram o Ibovespa à nova máxima.

Entre as notícias que estão repercutindo positivamente é o crescimento acima do esperado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado no dia anterior, disse à Reuters Pablo Spyer, diretor da Mirae Asset. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na terça-feira (4) que a economia cresceu 0,6% entre julho e setembro sobre os três meses anteriores, acima do esperado pelo mercado. “Ajuda a consolidar a impressão dos investidores de que o país está crescendo”, afirmou Spyer.

“Ao mesmo tempo, não podemos esquecer, que, na semana passada, grandes bancos globais recomendaram em bloco o Brasil, sugerindo que os estrangeiros podem estar voltando”, comentou.

Ainda no Brasil, a produção industrial cresceu 0,8% em outubro na comparação com setembro, melhor resultado desde 2012 e acima do esperado.

Para o time da Terra Investimentos, a melhora apresentada pela produção industrial reforça o otimismo na economia interna.

“O cenário econômico brasileiro começa a traçar certa melhora, com projeções de expectativas para o PIB sendo elevadas pelo mercado, aliada a uma continuidade de inflação e taxa de juros baixas”, destacou em nota a clientes.

Negociações entre EUA e China

No cenário externo, o mercado continua acompanhando notícias sobre a possibilidade de um acordo entre China e Estados Unidos para colocar fim à guerra comercial que já se arrasta desde 2018.

Nesta quartam, estava no radar dos investidores a notícia divulgada pela Bloomberg de que os dois países se aproximam de acordo sobre tarifas a serem revertidas na fase 1 das negociações.

“As discussões estão indo muito bem e vamos ver o que acontece”, disse Trump a repórteres em uma reunião de líderes da Otan perto de Londres.

As indas e vindas sobre a possibilidade de acordo têm afetado os mercados nos últimos dias. Na terça-feira, depois de declarações de Trump sugerindo um atraso no acordo geraram pessimismo nos mercados. O presidente disse que talvez seja melhor esperar até depois da eleição presidencial norte-americana em novembro de 2020, reduzindo as esperanças de uma resolução rápida para a disputa que tem pesado sobre a economia mundial.

Via
Fonte: G1
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios