DestaqueGeralInternacional

Brasil vira aliado extra-OTAN dos EUA:O que isso significa?

SÃO PAULO, 1 AGO (ANSA) – O governo os Estados Unidos designou oficialmente o Brasil como um aliado prioritário extra-OTAN, como havia prometido em março o presidente Donald Trump a Jair Bolsonaro, em um encontro em Washington. A confirmação foi dada na noite de quarta-feira (31). O status de aliado prioritário extra-OTAN era almejado pelo governo Bolsonaro.

Na prática, o Brasil vira um comprador preferencial de equipamentos e tecnologias militares dos Estados Unidos, além de ter autorização para participar de leilões organizados pelo Pentágono.

Como aliado extra-OTAN, o Brasil também terá prioridade para promover treinamentos militares com as Forças Armadas norte-americanas. Até o momento, apenas 17 países no mundo eram considerados aliados fora da OTAN pelos EUA. Na América do Sul, somente a Argentina tinha esse status.

As outras nações são Austrália, Bahrein, Egito, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Marrocos, Nova Zelândia, Paquistão, Filipinas, Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia, Afeganistão e Tunísia. A designação de aliado prioritário extra-OTAN se refere justamente a países que não compõem a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Fundada em 4 de abril de 1949, no início da Guerra Fria, a entidade hoje tem 29 países aliados, todos da Europa e da América do Norte, com o objetivo de cooperação coletiva em defesa. Isso significa que um eventual ataque a um membro da OTAN é considerado como uma agressão a todos. (ANSA)

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios