Polícia

Com uso de câmeras inteligentes índices de criminalidade despencam em Niterói

Sistema de monitoramento 24h adotado desde maio vem trazendo resultados positivos para a cidade

Manhã do último dia 7 de outubro: uma mulher grávida de quatro meses é encontrada morta, com sinais de espancamento, na Praia do Sossego, na Região Oceânica de Niterói.

Veja também: Volta de Kirchner ao poder ameaça Mercosul, diz Bolsonaro

Não havia pistas de quem pudesse ser o assassino. Até que uma informação sobre as características do carro usado pelo autor do crime chegou até o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) pelo canal 153.

Rapidamente, guardas municipais lotados no CISP inseriram os dados sobre o veículo no sistema de cercamento eletrônico – um novidade inaugurada em maio – e iniciaram as buscas através de centenas de câmeras, entre elas as 70 com inteligência artificial que fazem parte do sistema de cerco. O carro foi localizado em Piratininga e monitorado até a Avenida Jansen de Melo e Ponte Rio-Niterói. Avisados, os policiais da Delegacia de Homicídios de Niterói prenderam o assassino, que era ex-namorado da vítima e pai do bebê que nem chegou a nascer.

Veja também: Jair Bolsonaro diz que acordo Mercosul-Japão pode avançar em novembro

Se tivermos as características de um veículo, nem importa a placa, apenas um adesivo, é praticamente impossível escapar do cerco eletrônico.

Já ajudamos a solucionar vários crimes de repercussão, como na identificação dos autores do assassinato do empresário Marcelo Conceição da Silva (também conhecido como Marcelo Batata, de 48 anos, na Ponta D’Areia, no Centro de Niterói, na madrugada do dia 4 de setembro). Equipes da DH estão em busca dos criminosos — comentou o diretor do Cisp, o inspetor da Guarda Municipal Nilson Luiz Cardoso Cunha.

O Pacto Contra a Violência em Niterói é dividido em quatro eixos, com 22 ações ao todo. O número de roubos a transeuntes em setembro caiu 30%, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Despencaram de 273 casos para 191 este ano. Comparando os números dos meses de janeiro a setembro dos dois anos a queda ficou em 23,44%. Foram 2.887 casos em 2018 e 2.210 este ano.

Veja também: Criança inventa sequestro e dois inocentes são presos em sorocaba

Via
O GLOBO
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios