Gastronomia

Como manter a suculência da carne vermelha: veja o que fazer

Veja dicas sobre como manter a suculência da carne vermelha: conheça truques para manter a carne suculenta desde o descongelamento até o corte

Brasileiros adoram carne vermelha, principalmente no churrasco! Por isso, é importante saber como preparar essa proteína para que ela fique bem saborosa e suculenta. Mas se você acha que para isso a carne precisa estar quase crua, saiba que isso não é verdade: é possível obter uma carne com bastante suco sem precisar deixá-la mal passada. Descubra a seguir como manter a suculência da carne vermelha com dicas para seguir desde o descongelamento até o corte da carne já preparada.

Como manter a suculência da carne vermelha: veja o que fazer

Ao descongelar a carne
Para que a carne vermelha não perca a suculência, é preciso tomar alguns cuidados ao descongelá-la. Diferentemente do congelamento, que deve ser algo rápido, seu descongelamento deve ser lento, em ambiente a cerca de 4ºC. Se houver a necessidade de descongelar a carne vermelha de maneira mais rápida, o processo dever ser feito em água corrente, com a carne ainda embalada. Outro ponto é que não deve ser aplicada água quente sobre a carne para descongelá-la. Feito de maneira errada, o processo pode retirar toda a suculência da carne e até mesmo estragá-la.

Durante o preparo
Ao preparar a carne vermelha, há algumas dicas que podemos seguir para evitar que ela perca suco. Ao grelhar, sele a superfície da carne. Se ela for muito grossa, também sele as laterais. Isso fará com que fique mais suculenta. Use uma pinça para virar a carne em vez do garfo. Ao furá-la, seu suco escorre e as chances de ela ficar seca são maiores. Também não coloque carnes sobrepostas na panela, apenas o suficiente para cobrir seu fundo. Carnes demais na panela liberarão muito líquido e cozinharão a carne em vez de grelhá-la.

A importância de deixar a carne descansar
Apesar de simples, esse é um truque que poucas pessoas usam para deixar a carne vermelha bem suculenta. Após o término do preparo da carne, deixe-a descansando por alguns minutos antes de cortá-la. O motivo é que quando está muito quente, o líquido sai com mais facilidade da carne. Com o tempo de descanso, o líquido tem tempo para se acentuar nas fibras, deixando até carnes bem passadas mais úmidas.

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios