CulturaLIFESTYLENotícias

Cultura japonesa: como conhecer o Japão sem sair de casa

Confira algumas dicas para explorar as particularidades de outro país

Com a impossibilidade de viajar para outros países e o cancelamento ou adiamento de grandes eventos, como as Olimpíadas de Tóquio, conhecer outras culturas pode ser uma tarefa difícil. Felizmente, a tecnologia permite que, mesmo de longe, seja possível viajar para diferentes lugares, sem precisar sair de casa. O Japão, mesmo sendo tão diferente e distante do Brasil, tem uma cultura rica e interessante, que pode ser explorada de qualquer lugar do mundo. Confira algumas ideias de como se aproximar dos costumes japoneses.

Mergulhe na cultura local

A cultura é considerada um aspecto muito importante, sendo quase uma maneira de  caracterizar um país, registrando os costumes e a forma de pensar daquele povo. Livros, filmes e outras produções artísticas são uma ótima maneira de conhecer mais profundamente as diferentes regiões do mundo. É impossível pensar no Japão sem lembrar dos animes e mangás, com histórias que marcaram a infância de muitas crianças, inclusive no Brasil. Assim, mergulhar nesse tipo de produção é uma maneira muito eficiente de ter um contato mais profundo com coisas tão importantes para a cultura japonesa.

Apesar de muito associados ao público infantil, os mangás – tipo de revista em quadrinhos – e os animes – um tipo de desenho animado – podem atingir outros públicos de maneira muito eficiente. Os diferentes gêneros que englobam as histórias japonesas estão muito associados à faixa etária do público alvo. O “Shounen”, uma das categorias mais populares, engloba as produções voltadas para o público masculino jovem, com histórias focadas no desenvolvimento e na jornada do herói, no estilo de animes famosos como Naruto e Dragon Ball; já aqueles na categoria “Shoujo” são voltados para o público feminino jovem, com histórias de drama, romance e fantasia normalmente protagonizadas por uma personagem feminina, como os famosos Sailor Moon e Sakura Cardcaptor. Para o público mais velho, existem as categorias “Seinen” e “Josei”, com histórias maduras que retratam os conflitos da vida adulta, com questões do cotidiano e a presença de densos dilemas morais. Existem muitos outros gêneros de animes e mangás que fazem parte da cultura japonesa, determinados pelo tipo de personagem, traço e questões abordadas.

Além dos mangás e animes, a literatura japonesa também é uma parte importante da cultura do país. Escritores consagrados como Haruki Murakami e Kazuo Ishiguro criaram obras interessantes, que mesclam diferentes gêneros, resultando em livros surpreendentes principalmente para quem nunca teve contato com esse estilo de escrita.

Explore a culinária do lugar

Um dos caminhos para entender o dia a dia e a dinâmica de um povo é explorando a culinária local. O tipo de alimentação e a origem dos pratos conta histórias sobre a variação econômica da população, como é a agricultura e a pecuária do lugar e quais são as tradições passadas de geração em geração.

No Japão, um dos pratos mais populares é o lámen, composto por um tipo de macarrão chinês, um caldo feito à base de ossos de frango, peixe ou porco e diferentes adicionais (toppings) que variam de acordo com a região. Já que não é possível provar essa iguaria pessoalmente, uma ideia é prepará-lo em casa, perfeito para ser consumido em um dia frio. Caso cozinhar não esteja nos planos, é possível encontrar vários restaurantes de comida japonesa em SP que seguem as tradições na escolha dos ingredientes e no modo de preparo, criando uma versão aproximada da comida que seria encontrada no Japão.

Faça algo artístico

A arte japonesa faz parte da tradição do país, englobando um conjunto de técnicas antigas que são compartilhadas entre as gerações. Caligrafia, origami e técnicas de pintura, como a aquarela, podem ser treinados em casa. Existem vários sites e aplicativos com aulas relacionadas à arte japonesa, permitindo que as técnicas sejam entendidas por pessoas de diferentes partes do mundo. Além disso, a expressão por meio das artes é uma maneira muito efetiva de ajudar a lidar com os sentimentos, um momento de reflexão importante principalmente em um contexto de muito estresse.

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios