GeralInternacional

Economia da Alemanha se recupera no 1º tri com fortes gastos das famílias

Os gastos das famílias subiram no ritmo mais forte em oito anos e ajudaram na recuperação da economia da Alemanha no primeiro trimestre, com aceleração na atividade de construção e exportações sólidas.

A agência federal de estatísticas confirmou nesta quinta-feira o crescimento do Produto Interno Bruto de 0,4% no primeiro trimestre sobre o período anterior, e de 0,7% na base anual em dado ajustado sazonalmente.

O consumo privado aumentou 1,2% no trimestre, o maior aumento desde 2011, contribuindo com 0,6 ponto percentual para a expansão.

Os investimentos em construção cresceram 1,9% na comparação trimestral, resultando em uma contribuição de 0,2 ponto.

Apesar do aumento das tensões comerciais e incertezas empresariais, as exportações subiram com mais força do que as importações nos três primeiros meses do ano, o que significa que o comércio contribuiu com 0,2 ponto percentual para a expansão.

A economia alemã evitou uma recessão técnica por pouco no final do ano passado, após contração de 0,2% no terceiro trimestre e estagnação no quarto.

Via
Reuters
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios