Internacional

Estados Unidos adotam novas sanções contra Rússia por caso Skripal

EUA farão oposição a ajuda financeira internacional, limitarão acesso dos bancos americanos à dívida soberana russa e restringirão exportações de bens e tecnologia.

O governo dos Estados Unidos impôs neste sábado (3) novas sanções à Rússia pelo ataque com um agente químico contra o ex-agente duplo Serguei Skripal na Inglaterra, em 2018, informou a porta-voz do departamento americano de Estado.

Washington fará oposição a qualquer ajuda à Rússia “por parte de instituições financeiras internacionais”, limitará o acesso dos bancos americanos à dívida soberana russa e restringirá as exportações de bens e tecnologia, destacou Morgan Ortagus.

As medidas entrarão em vigor em 19 de agosto, após uma notificação do Congresso americano.

A lei determina que as sanções somente poderão ser suspensas caso a Rússia ofereça garantias de que “não utilizará armas químicas no futuro” e se submeta ao controle de inspetores internacionais.

Em 2018, o ex-agente russo e sua filha foram encontrados inconscientes na cidade de Salisbury, no sul da Inglaterra, sendo imediatamente hospitalizados em estado grave.

Londres acusou Moscou de ser responsável pela tentativa de envenenamento de Skripal com um poderoso agente neurológico – Novitchok – como represália por sua colaboração com os serviços britânicos de inteligência.

O caso provocou uma crise diplomática que levou à expulsão de mais de 300 diplomatas, russos e ocidentais.

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios