BrasilRio de Janeiro

‘Fase 5’: Rio libera banho de mar e ambulantes na praia; horário de bares é ampliado a partir deste sábado

Crivella também confirmou que colégios privados podem funcionar de forma 'facultativa' a partir do dia 3; volta das escolas públicas ainda está sob discussão. Horário de bares e restaurantes foi ampliado para até 1h, e shoppings retornam ao funcionamento das 10h às 22h.

Fase 5 de flexibilização de atividades econômicas no Rio começa neste sábado (1º) com a liberação de banho de mar, com trabalho restrito de ambulantes, mas ainda com a permanência de banhistas na areia proibida. O horário de bares também será ampliado.

Os anúncios foram feitos nesta sexta-feira (31) por representantes da prefeitura do Rio. Também foi confirmada a liberação para escolas particulares reabrirem, de forma “voluntária”. Nos colégios públicos, ainda não há definição de data do retorno.

Veja as principais regras:

  • ambulantes podem operar das 7h às 18h nas praias e logradouros, sem aluguel de cadeiras e barracas e sem bebida alcoólica;
  • banho de mar liberado, mas permanência na areia e uso de caixas térmicas proibidos;
  • prática da altinha continua proibida;
  • horário de bares, restaurantes e lanchonetes ampliado das 23h para 1h;
  • Escolas privadas podem reabrir, de forma “voluntária”;
  • escolas municipais ainda em “avaliação”, mas liberado o retorno dos refeitórios
  • shoppings retornam ao funcionamento no horário normal: das 10h às 22h;
  • lojas de rua podem abrir às 9h aos sábados e domingos, com horário de fechamento liberado. De segunda a sexta, mantida a abertura às 11h, com fechamento livre;
  • feiras de artes e de artesanato reabertas;
  • piscinas de condomínios liberadas, mas não pra hidroginástica (devido à participação de grávidas e idosos, explica a prefeitura);
  • permitido o retorno das atividades de massagem, maquiagem e sauna.

Praias

No início de julho, o prefeito Marcelo Crivella disse que a permanência de banhistas nas areias da praia só deveria ser permitida após a vacina contra a Covid-19. Nesta sexta, a subsecretária de Vigilância Sanitária, Márcia Rolim, disse que é possível autorizar a permanência antes de uma vacina.

Leia mais:

A prefeitura estuda demarcar a areia e possibilitar a reserva de espaços por um aplicativo de celular.

Até esta sexta-feira, estava permitida a prática de esportes individuais (coletivos liberados somente em dias de semana), tanto na areia como no mar, mas ambulantes e o banho de mar estavam proibidos. Mesmo com as restrições, no entanto, as praias têm ficado cheias de gente nas areias em dias de sol.

Questionada se a liberação dos ambulantes não incentivaria a permanência na areia, a prefeitura disse que a proibição da venda de bebidas alcoólicas, do uso de guarda-sol, de cadeiras e de caixas térmicas inibe a aglomeração.

“Nós temos feito rondas em toda a orla. Mas contamos mesmo é com a consciência das pessoas. (…) É muito importante que a gente evite aglomerações. Fica difícil fiscalizar porque são quilômetros de praias”, disse Crivella.

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios