Educação

Jovem que foi escalpelada em acidente de kart faz Enem no Recife e diz: ‘Eu não vou desistir nunca’

Debora Stefanny de Oliveira, de 19 anos, fez os testes, neste domingo (3), em uma escola da Zona Oeste. Ela quer ser médica e sonha em ajudar as pessoas.

A jovem que foi escalpelada em um acidente de kart no Recife começou, neste domingo (3), uma etapa importante da vida, tentando a realizar o sonho de ser médica. Débora Stefanny de Oliveira, de 19 anos, está fazendo a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, em uma escola na Zona Oeste da cidade. “Não deu para estudar muito, mas eu não vou desistir nunca”, declarou.

Mais de dois meses depois de sofrer o acidente, em, 11 de agosto, e passar por mais de 20 cirurgias, em Ribeirão Preto, em São Paulo, ela voltou ao Recife, no fim de outubro. Em casa, ela retomou a rotina e matou a saudade dos três gatos de estimação: Princesa Leia, Reiga e Caramelo.

Débora chegou é uma das mais de 275 mil pessoas inscritas no Enem 2019 em Pernambuco. Ele chegou para fazer as provas, na Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Trajano Chacon, no bairro do Cordeiro, por volta do meio-dia.

Sobre as dificuldades para estudar, ela declarou que vai continuar sempre: “Nem que, como eu já fiz, minha mão sangre de tanto escrever redação e meus pés façam calo de tanto andar pra ir pra curso, como eu já fiz. Vou continuar”, afirmou.

Ela estava com o noivo, Eduardo Tumajan, que acompanhou, de perto, o acidente e todo o processo de recuperação. A jovem carregava um casaco, água e chocolates. “Tô emocionada de fazer a prova. Um nervoso sempre dá. Se eu posso fazer então eu faço”, disse.

Na entrada, ela disse que, durante a internação, ficou com mais vontade de ser médica e de ajudar as pessoas. “Ajudei minha mãe, quando ela ficou internada , e já trabalhei em hospital, antes. Agora, quero realizar esse sonho”, disse.

Após receber alta da unidade de saúde onde estava internada, em Ribeirão Preto, Débora sabe que ainda deve passar por novas cirurgias, em 2020. Dessa vez, serão procedimentos estéticos.

Antes da volta a Pernambuco, a jovem participou do programa Encontro, com Fátima Bernardes, no Rio de Janeiro, no dia 29 de outubro. Ela declarou que não iria sofrer, mesmo sabendo que o couro cabeludo não cresceria mais.

ENEM 2019 - DOMINGO (3) RECIFE (PE) -  Debora Stefanny, de 19 anois, que foi escalpelada em acidente de kart, chegou a escola para fazer prova  com água e comida e muito animada — Foto: Priscila Aguiar/G1

ENEM 2019 – DOMINGO (3) RECIFE (PE) – Debora Stefanny, de 19 anois, que foi escalpelada em acidente de kart, chegou a escola para fazer prova com água e comida e muito animada — Foto: Priscila Aguiar/G1

Nota do Enem

O gabarito oficial do Enem só será divulgado entre os dias 11 e 13 de novembro. Porém, o G1 fará a correção extraoficial de todas as questões, além de um programa ao vivo no início da noite deste domingo com professores prontos para comentar as provas e tirar dúvidas.

As notas obtidas no Enem serão depois usadas pelos candidatos no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior. As notas também são aceitas em 42 instituições de Portugal.

Local de provas do Enem

O endereço do local de prova está disponível no “Cartão de Confirmação da Inscrição” na Página do Participante do Inep (https://enem.inep.gov.br/participante/). Para acessar o cartão, basta fornecer o número do CPF e a senha cadastrada na inscrição.

Precisa levar o cartão de confirmação do Enem?

NÃO. Ele serve apenas para consulta do endereço exato onde você deve fazer o exame. Se você não puder imprimir o cartão em papel, pode anotar o endereço ou levá-lo no celular – ao entrar na sala de provas, será preciso guardar esses itens em um envelope lacrado, entregue pelos fiscais.

  • É obrigatório apenas:
  • Documento original com foto na validade (não vale carteirinha de estudante ou certidão de nascimento)
  • Caneta de cor preta e tubo transparente
Via
G1
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios