Notícias

Manchas de óleo chegam a Abrolhos, diz Marinha

Material foi encontrado na Ilha de Santa Bárbara, que faz parte do arquipélago, e na Ponta da Baleia, em Caravelas (BA)

A Marinha informou neste sábado ter encontrado pequenos fragmentos de óleo em algumas localidades dentro do arquipélago de Abrolhos , região de maior biodiversidade do Atlântico Sul, localizada dentro do parque nacional marinho, que é berçário de espécies como a baleia jubarte e corais raríssimos, muito sensíveis ao material tóxico que vem contaminando as praias.

Arquipélago de Abrolhos Foto: MARCO ANTÔNIO TEIXEIRA / Divulgação WWF
Arquipélago de Abrolhos Foto: MARCO ANTÔNIO TEIXEIRA / Divulgação WWF
O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( Ibama ), listou as localidades em que o material foi encontrado: Ponta da Baleia, em Caravelas , e Ilha de Santa Bárbara , maior ilha dentro do arquipélago de Abrolhos.
Arquipélago de Abrolhos, na Bahia. Foto: Manu Dias / GOVBA Foto: Agência O Globo

— É onde temos as melhores e mais preservadas áreas dos recifes de corais, uma área que está há bastante tempo intacta, com os corais que estão entre os mais saudáveis no Brasil. Ali também tem muita espécie de peixes ameaçada, tartarugas, aves marinhas… Por tudo isso, é bastante preocupante saber que o óleo chegou à região — disse Guilherme Dutra, diretor da Estratégia Costeira e Marinha da Conservação Internacional, que atua no parque de Abrolhos desde 1996.

Fragmento de óleo na praia norte da Ilha de Santa Bárbara, Abrolhos Foto: Marinha do Brasil / Divulgação
Fragmento de óleo na praia norte da Ilha de Santa Bárbara, Abrolhos Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

Segundo Dutra, o trabalho na região está sendo articulado entre a Marinha e embarcações de pesca, que servem de apoio para a remoção do óleo que ainda está na água.

Na semana passada, pescadores e demais voluntários recolheram cerca de 200 quilos do produto nas águas da fronteira norte da região, próxima ao município de Canavieiras , que abriga uma reserva extrativista com 100 mil hectares e cerca de 2.600 famílias distribuídas em oito comunidades.

A importância dos corais

Belos e preciosos, os corais expressam adjetivos em forma de natureza. São joias do mar em sentido literal. Os recifes cobrem menos de 1% dos oceanos, mas abrigam um quarto de todas as espécies marinhas conhecidas. Nutrem e abrigam peixes, crustáceos e moluscos e geram emprego e renda na pesca e no turismo.

Equipe recolhe fragmentos de óleo na região de Abrolhos Foto: Marinha / Divulgação
Equipe recolhe fragmentos de óleo na região de Abrolhos Foto: Marinha / Divulgação

Também protegem o litoral da erosão pelas ondas do mar e amenizam o impacto de tempestades. Corais também são a fonte de substâncias em testes contra câncer, mal de Alzheimer , infecções e doenças cardíacas, diz Raquel Peixoto, que coordena o Laboratório de Ecologia Microbiana e Molecular da UFRJ (LEMM).

Fragmento de óleo na Ilha de Santa Bárbara, Abrolhos Foto: Marinha / Divulgação
Fragmento de óleo na Ilha de Santa Bárbara, Abrolhos Foto: Marinha / Divulgação

Devido à poluição e à elevação da temperatura do mar associada às mudanças climáticas, diz ela, os corais podem ser totalmente extintos em 2050, segundo um alerta da Administração de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA, na sigla em inglês).

Via
O GLOBO
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios