NotíciasTecnologia

Mapeamento com drone ajuda a localizar jazigos em cemitério com mais de 10 mil túmulos

Imagens estão sendo feitas para que cada túmulo no Cemitério Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí (SP), tenha a exata localização para que visitantes achem a sepultura por aplicativo.

Um mapeamento com drone está sendo realizado no cemitério Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí (SP), para que os mais de 10 mil jazigos sejam catalogados com imagens e os túmulos tenham a exata localização. O objetivo é que os visitantes possam encontrar sepulturas através de um aplicativo.

Veja também: Incêndio em fábrica na Índia deixa mais de 40 mortos

Desde o ano passado, os moradores já contam com a ajuda de QR Codes para identificar quem está enterrado nos túmulos do local.

Porém, mesmo com as identificações de quadras e placas, nem sempre é fácil encontrar o túmulo desejado, já que o cemitério ocupa uma área de 82 mil metros quadrados e há pelo menos 100 mil pessoas enterradas.

Drones são utilizados para mapear cemitério em Jundiaí — Foto: Reprodução/TV TEM

Drones são utilizados para mapear cemitério em Jundiaí — Foto: Reprodução/TV TEM

Com isso, surgiu a ideia do cemitério realizar o mapeamento. Assim, fotos e vídeos estão sendo tirados para que seja feita a exata localização geográfica de cada túmulo.

De acordo com o diretor presidente da Companhia de Informática de Jundiaí, Amauri Marquezi de Luca, depois que o drone sobrevoar todo o cemitério, as imagens passarão por um cruzamento com os dados cadastrais de cada um dos jazigos com a ajuda de um programa de computador.

A ideia é que, a partir do ano que vem, quem entrar no cemitério tenha a possibilidade de ligar o GPS do celular e receber as orientações de como chegar ao túmulo desejado.

Veja também: Carlos Bolsonaro volta ao twitter em grande estilo, com GIF

“A gente tem que cruzar os dados levantados. É bem detalhado, bem minucioso e demanda um certo trabalho técnico bem elaborado”, explica.

Benilton da Silva Torres afirma que trabalha no local como coveiro há quase um ano e que fica perdido quando precisa achar um túmulo. Esse mapeamento, para ele, ajudará bastante.

“Os parentes chegam aí, nós vamos até a sepultura. Se ele souber, fica mais fácil para a gente, senão a gente tem que procurar uma por uma”, conta.

Drone ajuda em mapeamento de cemitério em Jundiaí — Foto: Reprodução/TV TEM

Drone ajuda em mapeamento de cemitério em Jundiaí — Foto: Reprodução/TV TEM

Via
G1
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios