Esportes

Maracanã é favorito para sediar a final da Libertadores em 2020

Após primeira experiência em Santiago, decisão se encaminha para solo carioca

Diante de um cenário que aponta o Brasil como sede da final da Libertadores-2020, o estádio do Maracanã, no Rio, é o favorito para receber a decisão da próxima edição do torneio. O anúncio da Conmebol está previsto para 20 de setembro.

Nesta quinta-feira termina o prazo para que todos os candidatos enviem a documentação à entidade. A escolha leva em conta questões técnicas, mas nos bastidores já se sabe sobre a preferência pelo Maracanã.

Em um esquema de final única ainda muito novo, a Conmebol parte do princípio de que não pode arriscar. A primeira versão será neste ano, em Santiago, no Chile, dia 23 de novembro. Em 2020, a partida acontecerá em 21 de novembro.

Ao preferir o Maracanã, a Conmebol se vale da experiência considerada de sucesso na final da Copa América deste ano. Além disso, entende ser um palco icônico no futebol, com apelo para atrair visitantes independentemente do país de origem deles.

O abrangente potencial turístico do Rio é outro aliado para a escolha da final de 2020. Parte-se do princípio de que os torcedores ficariam à vontade para comprar passagens e ingressos com antecedência, mesmo sem saber quem estará na decisão.

Brasileiros em massa
Salvo alguma desistência de última hora, o Brasil tem sete arenas na lista. Além do Maracanã, São Paulo aparece com três estádios (Arena Corinthians, Morumbi e Arena do Palmeiras). Porto Alegre traz mais dois (Arena do Grêmio e Beira-Rio), enquanto Belo Horizonte aposta no Mineirão.

A estratégia brasileira com tantas candidaturas foi marcar território. As cidades de Lima, no Peru, e Córdoba, na Argentina, são as candidatas do exterior.

O prazo que expira nesta quinta é para o envio de respostas a um questionário feito pela Conmebol. Por meio dele, a entidade quer saber, por exemplo, a respeito da estrutura de mobilidade e acomodação de cada cidade.

A Conmebol precisa de algumas garantias. Nas últimas semanas, a entidade se reuniu com dirigentes e autoridades das sedes candidatas. No Rio, o encontro foi na CBF e contou com representantes do Estado e da Prefeitura. Pela Conmebol, esteve o diretor de competições de clubes, Fred Nantes.

Equilíbrio entre vizinhos
Como a administração atual do Maracanã é feita com uma permissão de uso dada a Flamengo e Fluminense, o governo do Rio se comprometeu a fornecer um estádio em condições de receber a Libertadores, independentemente do cenário futuro (licitado ou não).

 

A escolha da sede da final de 2020 ainda precisará do aval do Conselho da Conmebol, que se reunirá dias antes de 20 de setembro. O estádio vencedor receberá vistorias futuras.

Como a política da entidade é equilibrar as forças entre Brasil e Argentina, a tendência é que, ao se confirmar o estádio brasileiro para 2020, a final única de 2021 seja em solo argentino.

O acerto com o poder público é relevante, entre outras questões, pelo aspecto da segurança. A final continental mais recente no Rio não terminou bem. No Flamengo x Independiente, pela Copa Sul-Americana de 2017, o Maracanã virou palco de conflitos e tentativa de invasão. O gás de pimenta se espalhou ao redor do estádio. O Fla foi punido pelo Tribunal Disciplinar com dois jogos de portões fechados no ano seguinte.

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios