CuriosidadesNotícias

Mergulhadores registram branqueamento de corais em Fernando de Noronha

Efeito está ligado ao aumento de temperatura no oceano, de acordo com pesquisadora

Com a reabertura das praias para uso dos moradores de Fernando de Noronha – que foram fechadas em março para controlar a disseminação de casos do novo coronavírus –, alguns mergulhadores registraram o branqueamento de corais. De acordo com os pesquisadores, o fenômeno está ligado ao aumento de temperatura no oceano e a extensão deverá ser analisada.

Os responsáveis pelo registro foram os fotógrafos Fábio Borges e Roberta Viegas em um final de semana. “Eu fiz um mergulho na região do Morro de Fora, onde não mergulhava desde 2015. Fiquei surpresa com a quantidade de corais brancos, em uma profundidade máxima de 12 metros”, falou a fotógrafa e veterinária Roberta Viegas.

Para Borges, que possui mais de 20 anos de experiência com mergulhos no arquipélago, os corais estão ainda em fase de mudança de coloração. “Deu para observar que a maior parte dos corais está em fase intermediária, está branca, mas ainda está ali viva”, relatou.

De acordo com a especialista em corais Beatrice Padovani Ferreira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o branqueamento não significa a morte dos corais, mas é necessário que exista uma análise da extensão em que esse fenômeno é apresentado para que se possa ter um controle. No momento, ainda não se sabe até que ponto esse evento é registrado.

Segundo ela, os corais abrigam microalgas que realizam a fotossíntese e fornecem nutrientes a ele. No entanto, quanto maior a temperatura em que estão condicionados, mais as microalgas se multiplicam, proporcionando oxigênio em excesso, o que causa um incômodo aos corais, que, por sua vez, expulsam as microalgas. Assim, ocorre o processo de branqueamento.

“O evento de branqueamento em 2020 vem na sequência de vários eventos observados nas últimas décadas, incluindo no ano passado, 2019. O fenômeno atingiu recifes de coral em todo o mundo em diferentes graus de intensidade. Esta foi a década mais quente da história das medições. O aquecimento global é uma realidade e já afeta nossas vidas”, afirmou Ferreira.

Além disso, a pesquisadora aponta que a temperatura da água do mar registrada em grande parte do Nordeste em 2020 foi acima da média histórica – o alerta foi emitido em fevereiro.

“Na área de Fernando de Noronha, a temperatura da água do mar atingiu máximas acima de 30 graus, o que representa uma anomalia em torno de dois graus acima da média. Isso levou os recifes ao alerta nível 2, máximo para o branqueamento, de acordo com a Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera (NOAA, na tradução do inglês), que mantém estações virtuais na região”, declarou a especialista.

Pandemia no arquipélago

A ilha foi fechada assim que os primeiros casos foram registrados, e, dois meses depois, todos os 28 moradores que contraíram a Covid-19 se curaram. Por enquanto, a venda de passagens aéreas para o local e a entrada de turistas não está autorizada. A expectativa é de que o arquipélago reabra nos próximos meses.

 

 

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios