NotíciasTecnologia

Mineral nunca visto na Terra é encontrado em meteorito

Batizado como edscottita, já existia a partir da conversão de ferro em aço, mas não em estado original

Em 1951, foi encontrado nos arredores de Wedderburn, a 200 quilômetros Melbourne, na Austrália, um pedaço de metal do tamanho de um limão que logo foi identificado como meteorito. O objeto provém do núcleo de um planeta dilacerado por um choque catastrófico contra um grande asteróide ou contra outro planeta em formação.

O meteorito foi distribuído em pedaços entre cientistas de todo o mundo. Dos 220 gramas que pesava ao chegar ao nosso planeta, apenas 71 permanecem intactos.

Essa generosidade teve resultados científicos interessantes: o mais recente foi a descoberta neste meteorito de um mineral nunca visto na natureza. Batizado como edscottita, é um carboneto de ferro que provavelmente se formou no núcleo do planeta desaparecido, forjado pelo calor e pela pressão.

A descoberta foi feita por Chi Ma, do Instituto Tecnológico da Califórnia, e Alan Rubin, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, ambos nos Estados Unidos.

Apesar de sua origem extraterrestre, Edscottite não era um completo estranho em nosso planeta. Nas fundições, foi encontrado como parte do processo de converter ferro em aço, mas para obter o direito de nomear um mineral, é necessário encontrá-lo na natureza. No total, mais de meio milhão de minerais foram descobertos em laboratórios, mas menos de 6.000 em sua forma natural. Delas, segundo Rafael Lozano, especialista em meteoritos do Instituto Geológico e de Minas da Espanha, cerca de 50 foram retiradas de meteoritos.

Lozano, que descobriu na caverna de El Soplao, na Cantábria, um mineral nunca antes visto, zaccagnaita-3R, diz que esse tipo de descoberta não é incomum. Esse mineral, como o Edscottite, já havia sido produzido em laboratório.
— O Zaccagnaita-3R já havia sido sintetizado pela indústria farmacêutica, porque era um antiácido, mas nunca foi encontrado na natureza — diz Lozano. —Ter a síntese anterior ajuda a encontrá-la mais tarde na natureza, porque conhecemos a estrutura.

Sobre o novo mineral encontrado no meteorito australiano, Lozano comenta que “não é algo excepcional, porque as condições geológicas de formação em outros corpos do sistema solar ou do universo não são as mesmas da Terra”, explica ele.

— É razoável que diferentes minerais gerem diferentes minerais.

Lozano lembra que em um dos meteoritos mais conhecidos da Espanha, o encontrado em Colomera, em Granada, também foi descoberto um mineral nunca antes visto na natureza. Chama-se yagiita e foi encontrado por uma equipe americana com uma amostra que eles receberam então.

Chi Ma e seu colega Alan Rubin publicaram a descoberta deste novo mineral na revista “American Mineralogist”. Lá eles contam como próximo ao Edscottita havia ferro e ouro, mas também muito mais minerais estranhos que são encontrados apenas na Terra em meteoritos caídos do céu, como schreibersite ou kamacita, ou um metal como troilite, raro em nosso planeta, mas bastante frequente em Ganimedes e Calisto, as luas de Júpiter.

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios