MundoTecnologia

Módulo espacial Soyuz volta à Terra após astronauta americana bater recorde no espaço

Christina Koch passou 328 dias em órbita. Sua experiência poderá ajudar a Nasa a desenvolver programas como o envio de pessoas à Lua e a exploração de Marte.

O módulo espacial Soyuz MS-13 aterrissou em segurança nesta quinta-feira (6) com três astronautas a bordo – Cristina Koch, Alexander Skvortsov e Luca Parmitano –, informou a Agência Espacial Norte Americana (Nasa).

A americana Christina Koch voltou à Terra após passar 328 dias em órbita, um recorde de maior tempo no espaço da história feito por uma astronauta.

Ela estava acompanhada do comandante da Soyuz, o astronauta russo Alexander Skvortsov e do italiano Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia (ESA). Skvortsov e Parmitano estiveram 201 dias no espaço.

A aterrissagem foi em uma área remota de Zhezkazgan, na região de Karaganda, no Cazaquistão.

Mulher no espaço

Astronauta da Nasa Christina Koch vibra logo após desembarcar da cápsula espacial russa Soyuz MS-13 nesta quinta-feira (6). — Foto: Sergei Ilnitsky/Pool via Reuters

Astronauta da Nasa Christina Koch vibra logo após desembarcar da cápsula espacial russa Soyuz MS-13 nesta quinta-feira (6). — Foto: Sergei Ilnitsky/Pool via Reuters

De acordo com a Nasa, a missão de Koch poderá permitir que cientistas pesquisem os efeitos da baixa gravidade no corpo feminino. Os resultados poderão ajudar a Nasa a desenvolver melhor o programa Artemis, para enviar pessoas à Lua, e para se preparar para a exploração humana em Marte.

Koch completou 5.248 órbitas em volta da Terra e uma jornada de 139 milhões de milhas, o que equivale a 291 viagens da Terra à Lua.

Ao longo de 11 meses de sua estadia, ela liderou seis caminhadas espaciais. Entre elas, a primeira feita só por mulheres.

Em sua página no Twitter, Koch publicou uma foto da Terra antes de aterrissar e escreveu que sentirá falta da beleza única do Planeta Terra.

Christina H Koch

@Astro_Christina

What will I miss? The exquisite beauty of both the planet Earth and this marvel that its amazing people created.

View image on Twitter
Cosmonauta Alexander Skvortsov após aterrissar no Cazaquistão nesta quinta-feira (6). — Foto: Sergei Ilnitsky/Pool via Reuters

Cosmonauta Alexander Skvortsov após aterrissar no Cazaquistão nesta quinta-feira (6)

Por: G1

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios