Mundo

Morre mulher que recebeu primeiro transplante de face nos EUA

Connie Culp recebeu ossos, músculos, nervos, pele e vasos sanguíneos de uma doadora 4 anos após levar um tiro do próprio marido no rosto

Connie Culp, mulher que recebeu o primeiro transplante de face nos EUA, morreu aos 57 anos, na última quinta-feira (30), em uma clínica em Ohio. A causa da morte não foi revelada. As informações foram publicadas pela NBC.

“Connie era uma mulher incrivelmente corajosa e vibrante, e uma inspiração para todos”, escreveu em uma rede social Frank Papay, diretor da clínica onde a cirurgia de transplante foi realizada.

A norte-americano passou pela complexa cirurgia em 2008, quatro anos depois de ter sido atingida por um tiro de espingarda no rosto pelo próprio marido. O disparo destruiu o nariz e as bochechas e comprometeu a visão.

Partes de ossos da costela e da pele da coxa foram usadas para tentar reconstruir a face de Connie em 30 intervenções cirúrgicas, mas não foi o suficiente para que ela voltasse a respirar sozinha e a comer alimentos sólidos.

A cirurgia na qual Connie recebeu 80% da face de uma doadora levou 22 horas. Os médicos precisaram transplantar ossos, músculos, nervos, pele e vasos sanguíneos. Na época, foi a quinta vez que esse tipo de procedimento foi realizado no mundo, mas o primeiro com essa proporção.

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios