Política

MPF é contra nomeação de Ricardo Lopes para coordenar Funai

O Ministério Público Federal entrou na Justiça contra a nomeação de Ricardo Lopes Dias para o cargo de coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Funai.

A instituição alega que a indicação esbarra em uma questão de conflito de interesses, incompatibilidade técnica e risco de retrocesso na política voltada às comunidades indígenas; isso porque o nomeado é missionário, vinculado a uma organização voltada à evangelização dos povos indígenas.

Segundo o MPF, a nomeação enfraquece a Fundação Nacional do Índio enquanto instituição já que, para nomear o coordenador, foi necessário alterar o regimento interno da Funai. Antes, apenas servidores de carreira poderiam assumir esse posto.

Por nota, a Funai contestou a postura do Ministério Público Federal. Afirmou se tratar de uma medida intransigente e intolerante. Pontuou a formação acadêmica do nomeado e disse que o ataque acontece pelo fato de Ricardo Lopes Dias ser evangélico.

A Fundação Nacional do Índio ressaltou ainda que a Constituição Federal estabelece os critérios para nomeação de cargos em comissão no Brasil e que todos eles foram respeitados. Por fim, a nota informa que a Advocacia-Geral da União foi acionada para fazer a defesa da medida.

Via
POR: EBC
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios