GeralNotíciasTecnologia

O que é API e qual a importância para os negócios?

As Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs) se popularizaram no meio corporativo por reduzir custos e aumentar a produtividade

À medida em que as mudanças no modo de se relacionar e se comportar ocorreram em decorrência da digitalização, o mercado teve que se adaptar para atender uma nova geração de consumidores. Os usuários passaram a ser multicanal, o que significa que usam vários aplicativos e plataformas ao mesmo tempo para diferentes funções. Por isso, as Application Programming Interface (APIs) se tornaram tão importantes.

As APIs ganharam cada vez mais espaço nas organizações por causa das suas vantagens e da ampla possibilidade de aplicação. Em termos simples, trata-se de uma funcionalidade que permite a conversação entre softwares de forma imperceptível pelo usuário e, consequentemente, elimina tarefas manuais e aumenta a segurança e rapidez das transações.

Essas interfaces estão presentes de maneira corriqueira no dia a dia e, por meio delas, os aplicativos interagem de forma independente. Através das APIs, é possível, por exemplo, comparar preços de passagens de muitas companhias aéreas em um único site ou aplicativo, logar em inúmeros websites e apps somente com o acesso do Facebook, comprar pela internet com o cartão de crédito, ou ainda ver a localização do restaurante na própria página do estabelecimento, sem precisar pesquisar em uma extensão de mapas, como o Google Maps. Essa aplicação, além de mapear o perfil e o comportamento do usuário, otimiza o tempo em pesquisas.

Saiba por que é importante implementar as APIs em sua empresa:
Integração e customização dos serviços
Os aplicativos e softwares interagem de forma simples, organizada e automatizada. Através do uso de dados dos usuários já presentes na rede, o atendimento se torna mais personalizado. O software traça o perfil de consumo dos clientes e, assim, customiza e direciona a busca, com o intuito de mostrar produtos e serviços compatíveis com seus interesses.

Aprimora a gestão interna
Várias APIs conseguem gerar relatórios internos detalhados que ajudam as companhias a traçar estratégias para o negócio. Demonstram diferentes ferramentas de gerenciamento e criam uma base de dados sólida e segura, que permite maior controle da empresa como um todo.

Articulação de parcerias
Dentre as vantagens, as interfaces de aplicações também facilitam os novos negócios. É possível fazer acordos com gateway de pagamento para o seu produto ou serviço, implementar ferramentas de busca, parceria com portais e blogs, provedores, entre outros. As possibilidades são infinitas.

Experiência do cliente
Com a chegada de aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, muita gente deixou de lado o hábito da ligação. Diante desse cenário, o uso do WhatsApp API para empresas, a título de exemplo, facilitou os negócios ao atingir a maior parte dos clientes. Segundo pesquisas, a abertura de mensagens no aplicativo chega a 70%. Além disso, tem melhorado a experiência dos consumidores, pois são atendidos de forma mais pessoal e humanizada.

Com a API, a empresa consegue ter vários profissionais atendendo uma ampla quantidade de clientes com um mesmo número de telefone. Este recurso permite também o uso de chatbots, para que a organização consiga filtrar clientes e direcionar para o atendimento adequado durante 24 horas por dia.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios