Notícias

Obra interativa de Jorge Pardo ocupa Octógono da Pinacoteca em SP

Composta por 14 peças, instalação vai até o dia 2 de março

Até o dia 2 de março, a Pinacoteca de São Paulo apresenta a instalação interativa Jorge Pardo: Flamboyant, composta por 14 peças e que ocupa o Octógono do prédio. A obra foi elaborada especialmente para o espaço. A exposição tem curadoria de Jochen Volz, diretor-geral do museu. A ideia é convidar o público a experimentar um momento de fruição e de contemplação.

“A instalação proposta por Jorge Pardo transforma o Octógono numa sala de convivência, em que objetos que o público reconhece imediatamente – como cadeiras de balanço, um tapete e luminárias – configuram uma instalação artística. Existe uma fricção entre a aparência de um espaço doméstico situado no centro de um edifício público. E apesar de ser uma instalação artística, tudo está ali para ser usado pelo público, que não é impedido de pisar no tapete ou de sentar nas cadeiras, o que seria procedimento normal dentro de um museu”, disse Valéria Piccoli, curadora-chefe da Pinacoteca.

Obra interativa de Jorge Pardo ocupa Octógono da Pinacoteca em SP

O artista cubano é considerado um dos mais importantes da atualidade e vem utilizando as linguagens do desenho e da escultura para explorar os limites entre arte, design e espaços de convivência. “Jorge Pardo é um artista de origem cubana que vive atualmente no México. Seu trabalho engloba diversas técnicas, mas orbita principalmente no campo da escultura. Com suas obras, ele coloca em questão a própria noção do que seja um objeto artístico, provocando o espectador a buscar definições e limites entre o que é arte e o que é design”, falou a curadora-chefe.

Obra interativa de Jorge Pardo ocupa Octógono da Pinacoteca em SP

No Octógono da Pinacoteca, o artista desenvolveu uma espécie de “espaço de estar”, composto por um tapete redondo listrado de amarelo, cobre e laranja, além de treze luminárias e de sete cadeiras de balanço. As luminárias foram concebidas digitalmente e são formadas por pedaços de plástico reciclado, de aço e de alumínio, cortadas a laser e finalizadas à mão.

Além de interativa, a obra dialoga com a história do prédio onde hoje está instalada a Pinacoteca que, até 1911, sediou o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. “A obra faz uma referência explícita à origem da Pinacoteca como uma galeria de pinturas dentro do Liceu de Artes e Ofícios. As fotos antigas do museu mostram como o mobiliário produzido no Liceu era mostrado nos corredores do edifício. Ele propõe um diálogo com a própria história da instituição”, disse Valéria.

Aos sábados, a entrada na Pinacoteca é gratuita para todos. Mais informações podem ser consultadas no site do museu https://pinacoteca.org.br/

Obra interativa de Jorge Pardo ocupa Octógono da Pinacoteca em SP

 

Via
FONTE: EBC
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios