EconomiaInternacional

Para Wall Street, o Brasil está de volta!

Resumo:

O Brasil passa por bom período graças ao projeto de reforma da Previdência proposto pelo presidente, Jair Bolsonaro;
O Ibovespa é o melhor índice dos mercados emergentes, superando até a China e o mercado de ações de Trump;
A economia brasileira, no entanto, ainda é lenta, e os dados econômicos não são totalmente impressionantes.

O Brasil passa por uma boa fase depois de um bom tempo. O Ibovespa é o melhor índice dos mercados emergentes, superando até a China e o mercado de ações de Trump. Tudo isso graças a um projeto de reforma da Previdência que já foi impopular, mas contou com dezenas de milhares de participantes em apoio ao novo presidente, Jair Bolsonaro, que deseja a mudança.

No último mês, o fundo de índice (ETF) iShares MSCI Brazil (EWZ) ganhou 7,5% contra apenas 2,24% do benchmark MSCI Emerging Markets Index (Índice de Mercados Emergentes, em português). Se você tivesse apostado US$ 10 mil no fim de semana de 4 de julho no ETF brasileiro, teria US$ 3,7 mil adicionais no seu rendimento anual.

Nesta semana, a BlackRock, maior empresa de gestão de ativos do mundo, recomendou que os investidores apostem no Brasil, ao afirmar que o país é melhor do que qualquer outro na Ásia, devido aos efeitos da guerra comercial entre China e EUA.

A economia brasileira ainda está lenta, no entanto. Os dados econômicos não são totalmente impressionantes. Os bancos vêm reduzindo o crescimento durante todo o ano. Mas a partir de agora até a reforma Previdenciária, os investidores negligenciam os fundamentos básicos de ação em economias lentas e apostam no bom andamento da economia brasileira.

 

O presidente Jair Bolsonaro teve um começo lento na reforma. O ministro da Economia, Paulo Guedes, um favorito de Wall Street, finalmente chegou ao Congresso. Sua reforma da Previdência é o que os mercados têm celebrado no Brasil.

Os próximos passos para a reforma da Previdência

A nova lei para a reforma Previdenciária passou por uma comissão e em primeiro turno na Câmara dos Deputados. Ainda não está concluída, mas, cada vez mais, aproxima-se disso. A Câmara dos Deputados concordou com a versão da comissão da reforma Previdenciária, que irá para o Senado, provavelmente com mudanças mínimas.

Os grandes investidores ainda gostam do Brasil, apesar do complicado cenário político e do crescimento ainda baixo.

Comparado ao resto do mundo emergente, o Brasil de Bolsonaro é um destaque. “Nós nos tornamos negativos com relação à maioria das ações de emergentes porque os mercados estão precificando muito o estímulo chinês”, diz Tony DeSpirito, diretor de investimentos da BlackRock. “Vemos oportunidades selecionadas nos mercados da América Latina”, aponta, ao citar o Brasil e o México.

 

Quando a reforma da Previdência estiver concluída, os investidores devem esperar um momento de vendas com base na crença de que os preços das ações caminharão de acordo com o esperado. Wall Street passará, então, para outros itens de grande valor na lista de afazeres de Bolsonaro, como a reforma tributária e, talvez, cortes nas taxas de juros, caso a economia continue lenta.

Via
Forbes Brasil
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios