Mundo

Parlamento aceita renúncia do governo no Iraque

Chefe da Assembleia vai pedir ao presidente da República apontar um novo primeiro-ministro.

O Parlamento do Iraque aceitou, neste domingo (1), a demissão do governo de Adel Abdul Mahdi, e o chefe da Assembleia anunciou que pedirá ao presidente da República que aponte um novo primeiro-ministro.

Veja também: Defesa de Eduardo Cunha pede prisão domiciliar a ex-deputado

A votação aconteceu dois dias depois de Mahdi anunciar sua intenção de entregar o cargo.

A decisão dele foi uma resposta a um pedido de mudança de liderança feito mais cedo na sexta-feira (29) pelo principal clérigo xiita do Iraque, o aiatolá Ali al-Sistani, segundo o comunicado.

Sistani é uma figura crucial da política iraquiana. Ele defendeu a substituição do governo, após um dos dias mais violentos do movimento de protesto, que já deixaram mais de 420 mortos.

Veja também:  Perseguição e tiroteio em baile funk em Paraisópolis deixam 9 mortos pisoteados em SP

O líder religioso xiita de 89 anos expressou apoio inequívoco aos manifestantes que, desde outubro, exigem a queda do regime e a renovação da classe política, que acusam de corrupta, de ignorar a população e de reprimir os protestos com violência.

Via
G1
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios