Tecnologia

Pesquisadores criam roupa de mergulho à prova de tubarão

Equipamento recebeu um reforço de uma fibra plástica resistente para suportar perfurações e lacerações dos dentes do animal

Pesquisadores da Universidade de Flinders, na Austrália, desenvolveram uma roupa de mergulho à prova de tubarão. O resultado do projeto foi divulgado na publicação científica Plos One.

Veja também: A estimativa da inflação fica em 4,8%, menor índice desde de 2007

O neoprene usado na fabricação de roupa para mergulho recebeu o reforço de um tecido especial fabricado com polietileno, uma fibra plástica bem resistente, e que consegue resistir a mordidas do animal.

“O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade de novos tecidos incorporados ao neoprene para reduzir lesões por mordidas de tubarão-branco”, diz o professor associado Charlie Huveneers.

Neoprene reforçado pode salvar a vida de um mergulhador em um ataque de tubarão

Neoprene reforçado pode salvar a vida de um mergulhador em um ataque de tubarão

Universidade de Flinders

A equipe da universidade australiana realizou testes em laboratório e também com tubarões-brancos de 3 a 4 metros no mar. Os pesquisadores concluíram que o novo tecido conseguiria resistir à perfurações e à lacerações.

Veja também: Aposentados começam a receber a partir desta segunda a 2ª parcela do 13º

“Nossos resultados mostraram que os tecidos testados podem fornecer alguma proteção contra a mordida de um tubarão e podem ser usados ​​como parte de uma estratégia de mitigação”, explica Charlie.

Os testes em campo foram realizados com tubarão-branco, porque essa é a espécie responsável pelo maior número ataques fatais contra surfistas e mergulhadores.

 

Via
R7
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios