Tecnologia

Pesquisadores criam roupa de mergulho à prova de tubarão

Equipamento recebeu um reforço de uma fibra plástica resistente para suportar perfurações e lacerações dos dentes do animal

Pesquisadores da Universidade de Flinders, na Austrália, desenvolveram uma roupa de mergulho à prova de tubarão. O resultado do projeto foi divulgado na publicação científica Plos One.

Veja também: A estimativa da inflação fica em 4,8%, menor índice desde de 2007

O neoprene usado na fabricação de roupa para mergulho recebeu o reforço de um tecido especial fabricado com polietileno, uma fibra plástica bem resistente, e que consegue resistir a mordidas do animal.

“O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade de novos tecidos incorporados ao neoprene para reduzir lesões por mordidas de tubarão-branco”, diz o professor associado Charlie Huveneers.

Neoprene reforçado pode salvar a vida de um mergulhador em um ataque de tubarão

Neoprene reforçado pode salvar a vida de um mergulhador em um ataque de tubarão

Universidade de Flinders

A equipe da universidade australiana realizou testes em laboratório e também com tubarões-brancos de 3 a 4 metros no mar. Os pesquisadores concluíram que o novo tecido conseguiria resistir à perfurações e à lacerações.

Veja também: Aposentados começam a receber a partir desta segunda a 2ª parcela do 13º

“Nossos resultados mostraram que os tecidos testados podem fornecer alguma proteção contra a mordida de um tubarão e podem ser usados ​​como parte de uma estratégia de mitigação”, explica Charlie.

Os testes em campo foram realizados com tubarão-branco, porque essa é a espécie responsável pelo maior número ataques fatais contra surfistas e mergulhadores.

 

Via
R7

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios