DestaqueGeralJustiçaPolícia

PF deflagra operação por fraude de R$ 20 milhões no seguro-desemprego

Grupo é acusado de criar benefícios falsos mesmo após prisão de lideranças

SÃO PAULO – A Polícia Federal cumpre na manhã desta segunda-feira 21 mandados de prisão preventiva contra uma organização criminosa acusada de fraudes no seguro-desemprego. Ao todo, segundo a Polícia Federal, entr 2015 e 2019, a quadrilha recebeu R$ 20 milhões em seguros fraudulentos. Os dados foram apurados pelo Ministério da Economia .

A Polícia Federal cumpre os mandados em São Paulo, Mauá, Porangatu (GO) e Ibicuí (BA). Além das prisões preventivas, os agentes também realizam buscas e apreensões, expedidas pela 8ª Vara Federal de São Paulo. A operação foi batizada de Mendacium (do latim “falsidade”).

Em setembro do ano passado, na primeira fase da operação, duas pessoas foram presas. A investigação começou após a denúncia de um trabalhador, que acusou que outra pessoa estaria recebendo o seguro em seu nome.

Segundo a PF, o grupo suspeito criou 408 empresas inexistentes da qual faziam uso para o recebimento fraudulento de benefícios.

Após a primeira fase, os policiais identificaram outros membros do grupo criminoso que continuaram em atividade mesmo após as prisões ocorridas na primeira fase.

Os envolvidos serão encaminhados para o sistema prisional após a realização de audiência de custódia. Os envolvidos vão responder por fraude e associação criminosa.

Via
O Globo
Tags

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios