Política

Regina Duarte chega à secretaria de Cultura

Atriz se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro e com ministros em Brasilia

BRASÍLIA – O primeiro dia da atriz Regina Duarte na sede da Secretaria Especial de Cultura, em Brasília, foi marcado por selfies e certa desconfiança por parte de servidores de carreira do órgão. A atriz foi convidada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para assumir o lugar vago após a exoneração de Roberto Alvim. A atriz já se reuniu duas vezes com Bolsonaro para conversar sobre o assunto, mas ainda não confirmou se irá ou não assumir a pasta.

Regina Duarte chegou ao prédio, localizado na Esplanada dos Ministérios, por volta das 16 horas, após um almoço com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e foi acompanhada por assessores e pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL). Para evitar a imprensa que a aguardava na entrada do prédio, a atriz e sua comitiva usaram uma entrada privativa pela garagem do edifício.

Do lado de dentro, ela enfrentou os olhos desconfiados de servidores de carreira do antigo Ministério da Cultura, que foi extinto pelo presidente Jair Bolsonaro logo que assumiu o governo.

Por um lado, há a crença de que ela representaria uma ruptura com a visão de Roberto Alvim de que o país estaria vivendo uma “guerra” contra um suposto “marxismo cultural”, tese encampada pelo filósofo Olavo de Carvalho. Por outro, a expectativa é de que, por mais que sua gestão possa por um fim a essa orientação dentro da pasta, ainda assim, seu comando seria considerado “conservador”.

– O que a gente sabe é que ela não compactua com essa visão de guerra cultural do Alvim e do Olavo de Carvalho. Neste sentido, a gente espera que o clima de caça às bruxas, que havia até agora, dê uma esfriada. – disse um servidor da pasta sob a condição de anonimato.

Outro servidor da secretaria que pediu para ter sua identidade preservada disse que a categoria espera uma gestão menos ideológica, mas ainda assim conservadora.

– Não tem como ser muito diferente por conta de quem a está convidando. No final, este é um governo conservador. O que a gente espera é que esse dirigismo cultural que o Alvim estava tentando impor não seja continuado. – afirmou.

Aparentemente alheios à desconfiança dos servidores de carreira em relação à possível nova chefe da pasta, funcionários terceirizados que trabalham no prédio onde Regina Duarte foi relataram terem encontrado uma Regina Duarte acessível e simpática. Na chegada e na saída do edifício, ela foi abordada por funcionárias que atuam na limpeza do prédio e posou para fotos.

– Ela foi super simpática. Nem precisamos pedir para tirar fotos. A gente viu ela no prédio e ficamos esperando ela passar. Quando o assessor disse que a gente queria uma foto, ela mesma veio com a gente pra tirar selfie. Foi muito simpática com todo mundo. Quero que ela venha trabalhar aqui. O outro (Alvim), eu não cheguei nem a conhecer. – relata a auxiliar de serviços gerais Cristina Ferreira da Silva.

A atriz tirou fotos com os funcionários do prédio Foto: Cristina Ferreira da Silva/Arquivo Pessoal
A atriz tirou fotos com os funcionários do prédio Foto: Cristina Ferreira da Silva/Arquivo Pessoal
Via
POR: EBC
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios