BrasilNotíciasRio de Janeiro

Rio entra em estágio de atenção por conta da chuva forte e sirenes são acionadas em comunidade

Prefeitura recomenda a população que evite o deslocamento e áreas sujeitas a alagamentos e deslizamento

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que o município entrou em estágio de atenção às 20h35 deste domingo. As sirenes foram acionadas na comunidade Nova Divinéia, no Grajaú, devido ao acumulado de 48,4mm, às 20h35, e, também, porque foi atingido o critério de mobilização para possível fechamento da Grajaú-Jacarepaguá. Além disso, múltiplos eventos são realizados na cidade, como desfiles de blocos de rua, ensaios de escolas de samba, entre outros.

Segundo o Alerta Rio, neste momento, núcleos de chuva se deslocam para a Zona Norte, mas ainda poderão causar chuva forte nas regiões do entorno do Maciço da Tijuca, podendo ser muito forte em curtos períodos de tempo.

O Estágio de Atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população. O Rio estava em Estágio de Mobilização desde 7h deste domingo.

A prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:

– Evite o deslocamento entre a tarde de hoje e madrugada de amanhã;

– Não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva;

– Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;

– Não force a passagem de veículos em áreas aparentemente alagadas;

– Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

– Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;

– Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;

– Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

– Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;

– Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação e nas redes sociais do COR;

– Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Interior com alerta de transbordamento de rios

No interior do Estado, o alerta de cheias do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) mostrou subida do nível do rio Paquequer, em Teresópolis,  acima do normal na localidade do Parque do Ingá e Barroso/Carlos Guinle/Soberbo/Alto/Nossa Senhora de Fátima. Além disso, há também iminência de transbordamento do rio Príncipe na localidade de Posse. Já em Petrópolis, rio Cuiabá transbordou na localidade do Vale do Cuiabá

Em Nova Friburgo,  o alerta de cheias avisa sobre uma possível elevação dos rios em função da chuva no momento. Já em Barra Mansa, houve registro de transbordamento do rio Barra Mansa, na localidade de Santa Clara.

Por: O Globo

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios