Mundo

Segundo dia de protestos pelo clima em Madri, cidade-sede da COP 25

Manifestantes se concentram novamente no centro da capital espanhola, que recebe reunião de líderes internacionais organizada pela ONU.

Manifestantes ocuparam pelo segundo dia seguido as ruas de Madri para exigir ação contra a mudança climática. Neste sábado (7), jovens bloquearam uma das das ruas mais emblemáticas da capital espanhola para protestar e dançar no que chamaram de uma “disco-bediência civil”.

O protesto, convocado pelo movimento ambientalista Extinction Rebellion (Rebelião da Extinção), bloqueou a rua central de compras Gran Vía. Os ativistas agitavam bandeiras e dançavam, a trilha sonora incluiu o clássico Stayin ‘Alive, dos Bee Gees.

Apesar das temperaturas frias do inverno, alguns dos manifestantes dançavam sem camisa pela rua.

Manifestantes se reúnem na Gran Vía, importante avenida no centro da capital espanhola — Foto: Juan Medina/Reuters

Manifestantes se reúnem na Gran Vía, importante avenida no centro da capital espanhola — Foto: Juan Medina/Reuters

Mulher protesta no meio da Gran Vía, em Madri, cidade que recebe a conferência do clima da ONU — Foto: Juan Medina/Reuters

Mulher protesta no meio da Gran Vía, em Madri, cidade que recebe a conferência do clima da ONU — Foto: Juan Medina/Reuters

A “disco-bediência civil” coincide com a realização COP 25, aberta na última segunda-feira (2) com um pedido do secretário-geral das ONU, Antonio Guterres, de não ser a “geração … que brincava enquanto o planeta queimava”.

No encerramento da reunião, em 13 de dezembro, os negociadores esperam resolver as divergências restantes sobre como implementar um acordo firmado em Paris em 2015 sobre o aquecimento global.

A capital da Espanha se ofereceu para receber a cúpula, que aconteceria em Santiago do Chile, após o presidente Sebastián Piñera desistir de sediar a reunião em razão da revolta social que abala o país.

Protesto deste sábado se concentra na rua Gran Vía, no centro de Madri — Foto: Juan Medina/Reuters

Protesto deste sábado se concentra na rua Gran Vía, no centro de Madri — Foto: Juan Medina/Reuters

Marcha pelo clima

Na sexta-feira (6) capital espanhola recebeu uma marcha pelo clima, organizada pelo movimento Fridays For Future (Sextas Pelo Futuro)

A marcha de Madri reuniu mais de 500 mil participantes, segundo os organizadores. Ela foi uma das maiores manifestações pelo clima que aconteceram no país. Em 27 de setembro, a maior até então, foram 20 mil manifestantes que pediam por ações para reverter as mudanças climáticas.

Via
FONTE: G1
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios