Lava Jato

Site divulga áudio atribuído a Deltan em conversa com procuradores

Vejam a nota de esclarecimentos do Ministério Público Federal (MPF)

RIO — O site The Intercept Brasil divulgou nesta terça-feira um áudio atribuído ao procurador da República Deltan Dallagnol , coordenador da força-tarefa da Lava-Jato. É o primeiro da série de reportagens sobre conversas pelo aplicativo Telegram entre membros da operação e o ministro da Justiça, Sergio Moro — à época dos diálogos Moro era juiz da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba.

No áudio, Dallagnol relata a colegas da Lava-Jato a decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux de proibir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de dar entrevistas e diz que era “uma notícia boa”.

A força-tarefa da Lava-Jato divulgou nota sobre a nova reportagem do site. O Ministério Público Federal (MPF) mantém a posição de que não é possível confirmar a veracidade integral das mensagens: “As supostas mensagens atribuídas a integrantes da força-tarefa são oriundas de crime cibernético e não puderam ter seu contexto e veracidade verificados. Diversas dessas supostas mensagens têm sido usadas, editadas ou descontextualizadas, para embasar falsas acusações que contrastam com a realidade dos fatos”.

O pedido de entrevista havia sido feito pelo jornal “Folha de S.Paulo” e tinha sido concedido pelo ministro Ricardo Lewandowski, do STF, no dia 28 de setembro do ano passado. Cerca de 12 horas após Lewandowski deferir o pedido, Fux concedeu uma liminar suspendendo a entrevista.

No áudio, de 58 segundos, o procurador informa os procuradores sobre a liminar de Fux e pede que os colegas não divulguem ainda a notícia.

“Agora, não vamos alardear isso aí, não vamos falar para ninguém. Vamos manter, ficar quieto, para evitar a divulgação o quanto for possível. Porque quanto antes divulgar isso, antes vai ter recurso do outro lado, antes isso aí vai para o plenário”, teria dito Deltan, pedindo aos colegas para “deixar que a notícia surja por outros canais pra evitar precipitar recurso de quem tem uma posição contrária a nossa. Mas a notícia é boa para terminar bem a semana”.

A mensagem enviada por Deltan é da noite do dia 28 de setembro. Na noite do mesmo dia, veículos de imprensa noticiaram a decisão liminar de Fux.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios