Cidades

Talude de mina pode se romper a qualquer momento e Vale está em alerta máximo em Barão de Cocais

O talude está se movimentando entre seis e dez centímetros por dia e esta variação indica que o paredão vai ruir; cenário mais grave é provocar o rompimento da barragem Sul Superior.

A mineradora Vale está em alerta máximo com a certeza de que o talude norte da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, Região Central de Minas Gerais, vai se romper. A estrutura tem se movimentado de seis a 10 centímetros por dia e o paredão pode cair a qualquer momento.

A Vale informou ao Ministério Público do estado no dia 14 de maio que o talude estava se movimentando e que, em caso de ruptura, a barragem Sul Superior poderia se romper também. Este é o cenário mais grave. A mineradora informou que não é possível dizer exatamente qual será o impacto do rompimento do talude.

O talude é um paredão que fica acima da cava de mineração, que está cheia de água. A barragem Sul Superior está a 1,5 quilômetros desta cava.

O rompimento do talude pode causar uma reação em cadeia por abalos e causar o colapso da barragem. Outro cenário menos grave, mas não menos preocupante, é que a água da cava transborde e atinja rios da região da mina.

Em um sobrevoo nesta segunda-feira (20), o diretor de operações da Vale, Marcelo Barros, disse que a empresa trabalha com a hipótese mais grave.

“Como a segurança é prioritária pra gente, e a barragem é uma barragem de nível 3, a gente trabalha com a hipótese máxima”, disse Barros.

O diretor reafirmou o que a mineradora e o governo de Minas já vêm dizendo há alguns dias, que não há dúvidas de que o talude vai desabar.

“O talude vai romper. É uma certeza que a gente tem. Ele deve romper caindo para dentro da cava”, informou.

O secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais, Germano Vieira, disse, nesta segunda-feira (20), que a chance de o talude causar o rompimento da barragem Sul Superior é de 10% a 15%.

Via
G1
Tags

1 pensou em “Talude de mina pode se romper a qualquer momento e Vale está em alerta máximo em Barão de Cocais”

  1. Boa tarde,
    Sou radioamador voluntário da Defesa Civil Nacional e Estadual. Integro a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores -RENER, da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Fazemos Comunicações de Emergência por ocasiões de Desastres, de acordo com a Lei Federal 12.608, Artigo 8º Inciso X.
    Temos um sistema de Comunicação que cobre o território nacional e também o mundo. Criamos um Blog para divulgações de notícias que venham ser de interesse geral, que possam salvaguardar a vida.
    Utilizei uma matéria do excelente site Agora Notícias Brasil, sobre a eminência de rompimento do Talude da Represa da Vale, onde fiz a chamada e em seguida coloquei um link pare vosso site. Pergunto: Posso continuar a utilizar, desta forma, alguns conteúdo do vossa site?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios