DestaquePolítica

Taxa de isolamento em SP fica abaixo da meta mínima, com novo esquema de rodízio

A gestão Bruno Covas (PSDB) ainda não comentou os dados.

Nesta segunda-feira, 11, primeiro dia de operação do novo esquema de rodízio na cidade de São Paulo, a taxa de isolamento social na cidade ficou em 49%, índice abaixo da meta mínima de 50% esperado pelo governo, mas o melhor resultado para um dia útil aferido nas duas últimas semanas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

A gestão Bruno Covas (PSDB) ainda não comentou os dados. Desde domingo, 10, está em vigor um esquema na cidade que restringe a circulação de metade da frota de automóveis em todo o município, em todas as horas do dia. Em dias pares, circulam carros com placa final par e, em dias ímpares, circulam carros com placa final ímpar.

O melhor dia útil registrado anteriormente havia sido em 20 de abril, segunda-feira véspera do feriado de Tiradentes, quando a taxa ficou em 51%. O dia fazia parte do feriado prolongado. Desde então, entretanto, a taxa variou entre 46% e 48% nos dias úteis. Diante da lotação nos leitos de UTI da cidade, a Prefeitura abriu um chamamento nesta terça, 12, para usar 100 leitos de rede privada e evitar o colapso na rede pública de saúde.

A medida foi adotada com tentativa de aumentar a quantidade de pessoas que ficam em casa. A tentativa anterior, que consistia no bloqueio total de algumas das principais artérias viárias da cidade, foi abortada diante dos transtornos causado pelos congestionamentos e pela ineficiência da ação, pois a taxa não se alterou.

O isolamento é aferido com base em informações passadas pelas companhias de telefonia ao governo do Estado, que rastreiam a posição dos celulares. Os dados, segundo governo e empresas, são repassados de forma agregada, de modo que a privacidade dos usuários não é violada.

Com redução dos índices de lentidão nesta segunda, o governo do Estado afirmou que as linhas de trem e metrô tiveram aumento de 12% a 15% no número de usuários, que seria decorrente de pessoas que deixaram o carro em casa e foram trabalhar usando o transporte público.

Apenas profissionais ligados à saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, funcionários de centros médicos, fisioterapeutas etc. têm isenção para continuar usando o carro próprio sem obedecer ao novo rodízio. Eles têm de enviar um e-mail para a Prefeitura solicitando a isenção. As informações detalhadas sobre como fazer o pedido estão em uma portaria da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, que pode ser acessada aqui.

O Centro de Contingencia do Coronavírus, do governo do Estado, estima que seria necessário que 70% das pessoas permanecessem em casa para evitar que a propagação do coronavírus se dê em uma velocidade mais rápida do que a capacidade de atendimento das redes pública e privada de saúde. Até o momento, 3.949 pessoas morreram por causa do coronavírus no Estado e 47.711 pessoas tiveram o diagnóstico da infecção confirmado. Na Grande São Paulo, 85,7% dos leitos de UTI estão ocupados com pacientes da doença.

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios