Internacional

Trump se reúne em Tóquio com premiê japonês

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, e o premiê do Japão, Shinzo Abe, têm hoje (27) em Tóquio seu 11º encontro. Eles discutem questões sobre o comércio, a Coreia do Norte e a próxima reunião do Grupo dos 20, que acontecerá em Osaka, em junho.

Sobre o comércio, Abe discute com Trump a ideia de que os dois países precisam acelerar as discussões bilaterais. O premiê também deve apresentar investimentos que os japoneses pretendem fazer nos Estados Unidos. Os dois países continuam a divergir sobre determinados temas em negociações comerciais.

Trump parece ansioso para reduzir o déficit comercial americano com o Japão. Nesse domingo (26), ele disse, em mensagem no Twitter, que vai deixar para pressionar os japoneses a assinar um acordo comercial depois das eleições para a Câmara Alta japonesa, em meados deste ano. O mandatário americano também deu a entender que espera convencer o Japão a fazer mais concessões.

Abe conversa ainda com Trumop sobre como lidar com a Coreia do Norte. Pyongyang disparou mísseis balísticos de curto alcance no começo de maio, em meio à estagnação das negociações de desnuclearização dos norte-coreanos com os americanos.

Ainda nesse domingo, Trump publicou outra mensagem no Twitter, onde afirmou que os lançamentos não o preocuparam. O presidente americano disse esperar que a Coreia do Norte se esforce mais em prol de sua desnuclearização para retomar o diálogo com os Estados Unidos.

O 10º encontro de cúpula entre Abe e Trump aconteceu em abril, em Washington. Os dois também se encontrarão nos bastidores da reunião do Grupo dos 20, no mês que vem. Líderes do Japão e dos Estados Unidos raramente se encontram em uma série de três meses consecutivos.

Via
AGENCIA BRASIL
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios