NotíciasTecnologia

Twitter anuncia medidas contra conteúdo manipulado, inclusive ‘deepfake’

Empresa disse que vai usar rótulo de aviso "falso" e remover qualquer mídia manipulada ou deliberadamente enganosa que possa causar danos

Twitter anunciou nesta terça-feira um plano para conter a disseminação de conteúdo manipulado, incluindo a falsificação de vídeos, prática conhecida como “deepfake“. A medida faz parte de uma ação de combate à desinformação.

De acordo com sua nova política, o Twitter aplicará um rótulo de aviso “falso” a todas as fotos ou vídeos que tenham sido “alterados ou fabricados de forma significativa e enganosa”, embora não diferencie as tecnologias usadas para manipular uma mídia.

A empresa também disse que removeria qualquer mídia manipulada e deliberadamente enganosa que pudesse causar danos, incluindo conteúdo com potencial de gerar ameaças à segurança física, agitação civil generalizada, supressão de eleitores ou riscos à privacidade.

— Nosso foco sobre essa política é olhar para o resultado, não como ele foi alcançado — afirmou Yoel Roth, chefe de integridade do site, em um telefonema com repórteres, juntamente com Del Harvey, vice-presidente de confiança e segurança da empresa.

Os dois executivos se recusaram a responder perguntas sobre os recursos que a empresa colocaria para detectar mídias manipuladas, dizendo que o Twitter consideraria os relatórios dos usuários e criaria relacionamentos com “especialistas externos” para identificar o conteúdo.

As redes sociais estão sob pressão para enfrentar a ameaça emergente de conteúdos falseados. O YouTube, da Alphabet Inc., disse no início desta semana que removeria qualquer conteúdo que tenha sido manipulado ou falsificado tecnicamente e possa representar um “sério risco de danos graves”, enquanto o TikTok, de propriedade da ByteDance da China, proibiu amplamente “informações enganosas” no mês passado.

Facebook também anunciou em janeiro que removeria deepfakes e outros vídeos manipulados de seus sites, mas deixaria de lado conteúdo satírico e vídeos editados “apenas para omitir ou alterar a ordem das palavras”.

Por: O Globo

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios