
Algumas pessoas podem dizer que será apenas mais um partido, para outros, que será um partido igual aos demais. Porém, o diferencial desse futuro partido está na sua origem, no motivo da sua criação, o conservadorismo.
O Presidente Jair Bolsonaro já vinha manifestando sua insatisfação para com o partido pelo qual se elegeu, o PSL. Inúmeras divergências foram se avolumando, inclusive a falta de transparência na prestação de contas, e para não ter seu nome envolvido, achou melhor sair e criar um novo partido, um que represente seus ideais e que tenha a base conservadora como preceito.
Hoje a criação de um partido legitimamente conservador será o marco da política brasileira. Para alguns, até maior que a própria eleição de Bolsonaro.
Uma das discussões entre os conservadores sempre foi a possibilidade de se ter uma legenda que represente os ideais, ou que fosse possível se candidatar sem necessariamente estar filiado a partidos, já que essa filiação é uma exigência constitucional. O Partido Aliança Pelo Brasil é certeza da defesa dos valores do conservadorismo.
Agora abre-se uma janela de oportunidades para os candidatos elegíveis, como prefeitos, vereadores, além de deputados do próprio PSL que irão migrar para o Aliança Pelo Brasil, existe a perspectiva de receber políticos oriundos de outros partidos, além de até se fundir a outras legendas, com ou sem expressão política.
A dúvida que surge sobre esses egressos é: serão esses políticos fiéis ao Bolsonaro? Serão fiéis aos ideais conservadores?
Dúvidas a parte, os eleitores e partidários do Presidente Bolsonaro encontram-se entusiasmados, o assunto esteve em alta nas redes sociais, sendo superado apenas pela #ImpeachmentGilmarMendes. Para alguns mais eufóricos a questão é: como faço para me filiar? Ou Como faço para me desfiliar do PSL?
No próximo dia 21 de novembro, está prevista a primeira convenção partidária do Aliança, onde será apresentado para o Brasil o seu Estatuto Partidário, a eleição do Presidente do Partido e com certeza a indicação dos diretórios estaduais.
Enfim, se a voz do povo é a voz de Deus, esse partido poderá ser a resposta para o início da reforma política partidária tão almejada pelas bases. Nele serão usadas ferramentas como compliance (a ideia de que o partido irá trabalhar internamente para prevenir, investigar e punir possíveis casos de corrupção), eleições internas e debates de diversos outros temas de repercussão partidária, onde teremos um verdadeiro debate republicano e conservador.
Seja bem vindo, Aliança Pelo Brasil.