CidadesGeral

Vale reduz nível de alerta em barragem Vargem Grande e avaliará retorno de moradores

SÃO PAULO (Reuters) – A Vale (VALE3.SA) identificou um aumento no grau de segurança da barragem Vargem Grande, na mina de Abóboras, em Nova Lima (MG), o que levou à redução do nível de alerta do Plano de Ação de Emergência (PAEBM) da unidade, informou a mineradora em comunicado nesta quarta-feira.

Com a redução no nível de alerta de 2 para 1, a Vale disse que irá agendar uma reunião com moradores das proximidades que haviam sido retirados da região em 20 de fevereiro para que seja uma feita “avaliação do retorno para as casas”, disse a empresa.

No total, 51 pessoas haviam sido retiradas de um condomínio e de vilas na chamada Zona de Autossalvamento do empreendimento, segundo a Vale.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou no final de fevereiro a suspensão imediata das atividades no complexo de Vargem Grande para evitar riscos, em meio aos desdobramentos do rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) que deixou centenas de mortos e levantou preocupações sobre a segurança em outras instalações da companhia.

A Vale disse ainda que a mudança no nível de alerta “é fruto de uma série de melhorias” na unidade, acrescentando ter expectativa de que “com a continuidade dessas ações, a estrutura seja totalmente retirada da condição de alerta”.

A empresa, no entanto, não citou prazos para a retirada do alerta.

Via
Reuters
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios