Tecnologia

Você sabe o que é BGA? Entenda como ele influencia a sua máquina

Presente em muitos eletrônicos, seu mau funcionamento pode gerar problemas

BGA, ou Ball Grid Array, é uma das diferentes técnicas de solda utilizadas para fixar diferentes componentes, como microprocessadores e chips de memória, em uma placa de circuito integrada. Essa técnica é especialmente aplicada em portáteis como notebook ou em computadores de mesa, mas também é vista em circuitos de produtos hospitalares e injeções eletrônicas de automóveis, entre outros.

Na BGA, são utilizadas microesferas de chumbo, que são soldadas entre o componente e a placa, tornando a soldagem quase imperceptível. Apesar de muito utilizado, esse tipo de solda pode ser sensível ao clima e a outras mudanças de temperatura. No caso dos computadores, provocar um overclock (manobra usada para forçar o processador da máquina em busca de um melhor desempenho) pode superaquecer a máquina, gerando problemas na fixação de circuitos.

O mau funcionamento na ligação entre os circuitos pode gerar problemas muito comuns, mas que se tornam frustrantes e prejudicam o desempenho da máquina. Tela azul, dificuldade na formatação, falha na inicialização ou exibição de imagens, entre outros, que podem causar dor de cabeça na hora de resolver.

Como solucionar o problema?

Existem duas formas de corrigir esse problema. A primeira opção é o Reflow, um processo que não necessita da troca das esferas ou remoção de componentes. Nesta técnica, a estação BGA é aquecida até o ponto de fusão, de maneira adequada para que a placa de circuito integrada não seja prejudicada. Com o aquecimento até o ponto de fusão, a solda sofrerá uma movimentação suave, religando o circuito com a placa, que fica em contato após o resfriamento.

Entretanto, essa medida não é considerada uma solução a longo prazo, já que uma possível microesfera com problema não foi substituída.

A outra forma de resolver uma má conexão é por meio do processo de Reballing. Aqui, o componente é removido e as microesferas são substituídas, corrigindo qualquer falha existente. O composto é recolocado e a solda é refeita. Apesar de mais trabalhoso, esse procedimento impede que as falhas continuem existindo na solda, sendo uma melhor opção a longo prazo.

Para resolver o problema da solda, é preciso utilizar o equipamento adequado, como estação de solda com ponta faca, malha de dessolda, pinça, entre outros. É indicado procurar um serviço especializado nesse tipo de conserto, para que outras partes do equipamento não sejam prejudicadas devido a um reparo incorreto. A análise correta do problema também ajudará a determinar a real causa do problema no funcionamento do aparelho.

Via
POR: Agora Notícias Brasil
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios