Economia

‘Vocês vão sentir já, já o bafo do reaquecimento da economia’ diz Guedes

Ministro afirma que, apesar da retomada, não é possível esperar altas taxas de crescimento

SÃO PAULO – O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os sinais de retomada da economia vão ficar cada vez mais claros com o efeito das medidas econômicas que já foram tomadas, como ações para redução do preço do gás, a economia causada pela Reforma da Previdência e os investimentos do plano de privatizações.

— Tem muita coisa andando e vocês vão sentir já já o bafo do reaquecimento da economia — disse Guedes durante participação em evento do jornal O Estado de São Paulo.

Segundo o ministro, apesar da retomada, não é possível esperar altas taxas de crescimento, defendendo primeiro a consolidação das contas públicas.

— É ingênuo prometer que vamos crescer 4% ou 5% — alertou.

O levantamento Focus do Banco Central (BC) mostra que os economistas esperam um avanço de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, pouco acima dos 0,88% da previsão da semana anterior.

Para Guedes, o principal desafio é fazer o controle dos gastos públicos e dessa forma abrir caminho para o crescimento.

— Foram décadas de irresponsabilidade fiscal mesmo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os estados e municípios estão quebrados e a União estava indo na mesma direção — disse.

Mais uma vez, voltou a criticar o que chama de “dirigismo”, que é a concentração das decisões de investimento nas mãos do governo e as vinculações do orçamento.

Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios