Economia

Volta do pré-sal impulsiona setor naval

Atividades de manutenção e reparo já apontam aumento de demanda para os próximos anos

Novos ventos embalam as expectativas da indústria naval no estado, que acompanha o desenvolvimento do setor de óleo e gás e espera a retomada de novos negócios e empregos. Segundo a Firjan, já é possível identificar aumento, por exemplo, na atividade de manutenção e reparo naval no estado, com maior demanda para os próximos anos, quando novas plataformas entrarão em operação, além da construção e integração de módulos.

Veja também: Anvisa autoriza fabricação e venda de medicamentos à base de Cannabis

A previsão é de que haja oportunidades ainda no segmento de apoio marítimo, com as embarcações que ficam ancoradas na Baía de Guanabara e dão suporte à atividade naval, seja movimentando o pessoal embarcado ou acompanhando a rotina das plataformas.

Essas atividades tendem a crescer, com um maior número de plataformas com entrada de produção prevista para os próximos anos — estima o coordenador de conteúdo estratégico de petróleo, gás e naval da Firjan, Thiago Valejo.

A expectativa de uma junção de fatores positivos é partilhada pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), que destaca a carteira de negócios estabelecida pela Marinha no Rio, e que será incrementada com investimentos previstos por programas estratégicos, abrangendo o ambiente de negócios composto por empresas e instituições especializadas, segundo o diretor técnico-comercial da empresa, contra-almirante Luiz Carlos Vieira.

Recentemente, a Emgepron anunciou uma parceria para a criação do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, com a junção de forças dos setores de óleo e gás, portuário e pesca para gerar empregos e novos negócios.

Veja também: MPF diz que competência para investigar incêndios em Alter do Chão é federal

Um processo de estruturação de cluster tem potencial para gerar efeitos de transbordamento positivo na economia regional ou até mesmo efeitos inesperados, como a criação de um novo produto ou serviço — afirma Vieira.

Para ele, a iniciativa proporcionará um aquecimento da economia, por conta da cadeia produtiva que age dinamicamente, acarretando a geração de empregos diretos, indiretos e induzidos, aumento de renda e de demandas agregadas. O lançamento do projeto ocorreu em 21 de novembro.

Estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) aponta que o PIB do Mar no Brasil é estimado em R$ 1,11 trilhão, o que corresponde a 18,93% do PIB nacional à época, em torno de R$ 5,9 bilhões. Cerca de 2,67% são referentes à dimensão marinha e 16,26%, adjacentes do mar.

Com relação à expectativa da retomada do setor naval em níveis observados anos atrás, o coordenador da Firjan reforça que isso depende de fatores estruturais do país.

Veja também: Maia diz que vai instalar comissão especial da segunda instância na quarta-feira

Já houve a Reforma da Previdência, mas precisamos também da Reforma Tributária para possibilitar melhores condições de competitividade com mais financiamento, para que haja oportunidades para a indústria como um todo. O Rio não perdeu a capacidade produtiva. Os estaleiros têm condições de remontar as equipes e voltar a fornecer para o mercado — conclui.

Via
O GLOBO
Etiquetas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios