DestaqueGeralInternacional

Vulcão Popocatépetl faz México elevar nível de alerta

Decisão foi tomada após vulcão expelir cinzas, fumaça e lava

As autoridades do México elevaram nesta quinta-feira (29) para amarelo nível 3 o alerta vulcânico do Popocatépetl, localizado perto da Cidade do México.

A decisão foi tomada após o vulcão lançar cinzas, fumaça e lava ao ar.

De acordo com relatório do Centro Nacional de Prevenção de Desastres do México (Cenapred), a explosão seguida da emissão de cinzas alcançou a altura de três quilômetros e ocorreu por volta das 19h48 (horário local).

Os dados ainda revelaram que o início da intensa atividade vulcânica foi registrado às 6h50 da manhã. Além disso, material incandescente foi lançado a uma distância de 2 Km. Ontem, na cidade de Hueyapan, no estado de Morelos, a 18 quilômetros do vulcão, mexicanos usaram as redes sociais para informar que o Exército e a Marinha iriam realizar uma evacuação na área. Em um raio de 15 quilômetros do vulcão vivem cerca de 40 mil pessoas, que seriam as primeiras a serem evacuadas em caso de emergência.

O Cenapred também observou que, nos últimos 12 dias, o vulcão modificou o padrão de comportamento histórico que manteve desde 1996. A última vez que uma erupção do Popocatepetl causou preocupações no país foi em 2000, tendo provocado a evacuação de 50 mil pessoas.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios