DestaqueEsportesGeralPolítica

Washington ‘Coração Valente’ é novo secretário de Bolsonaro

Ex-jogador do Fluminense está à frente da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), ligada à Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania

Ex-jogador de Fluminense, São Paulo e Athletico Paranaense, Washington “Coração Valente é o novo secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

A Secretaria tem como atribuições, por exemplo, elaborar programas esportivos educacionais, de lazer e de inclusão social; planejar, coordenar e acompanhar estudos e pesquisas com as universidades e outras instituições correlatas com vistas à obtenção de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento do esporte educacional; e articular-se com os demais entes da federação para implementar política de esporte nas escolas.

“O esporte me deu muitas oportunidades, de me transformar num cidadão, de fazer com que a minha vida pessoal fosse transformada. Então acredito que agora a minha função é devolver ao esporte, principalmente para as crianças, aquilo que aprendi e ganhei por meio do esporte”, afirmou Washington.

Washington teve 17 anos de carreira nos gramados. Ao todo, marcou 411 gols – 34 apenas em 2004, quando ele seria, pela primeira vez, artilheiro do Campeonato Brasileiro, jogando, então, pelo Athlético. Em 2008, novamente, foi o maior goleador do torneio e, dois anos depois, chegaria ao título do Brasileirão pelo Fluminense. Ele se aposentou do futebol em 2011.

Quando decidiu parar, Washington migrou de cenário e foi secretário de esportes e vereador em Caxias do Sul (RS), em 2012. No início deste ano, exerceu um curto mandato de três meses como deputado federal. Foi quando surgiu, então, o convite para a assumir a Snelis, dentro da estrutura do novo Ministério da Cidadania do governo de Jair Bolsonaro. Ele foi uma indicação do Ministro-Chefe da Casa Civi, Onyx Lorenzoni.

“Desde a minha época como jogador, eu sempre me preocupei com a questão política também”, destacou Washington.

O centroavante passou por outros diversos clubes ao longo da carreira, como Internacional, Ponte Preta, São Paulo, Fenerbahçe (Turquia) e Tokyo Verdy (Japão). Vestiu ainda a amarelinha da Seleção Brasileira na Copa das Confederações de 2001 e em partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Toda essa trajetória teve início aos 15 anos, quando o brasiliense deixou a capital federal para jogar no Caxias, no Rio Grande do Sul.

“Lá eu me profissionalizei, depois joguei em vários clubes do país e fora também. Tive várias oportunidades, passagens por outros clubes, me tornei artilheiro, campeão de alguns campeonatos, inclusive o Brasileiro”, relembra.

A carreira foi marcada ainda por um problema cardíaco e por uma cirurgia de cateterismo de emergência, em 2002, que lhe renderam o apelido de “Coração Valente”. Contrariando as expectativas, Washington voltou aos gramados e, ao longo de outros nove anos, conquistou seus principais títulos.

Tags

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios